Cidade Aruna é premiado como melhor Arquitetura de Uso Misto do Brasil e das Américas

Cidade Aruna ganha o The International Property Awards como Melhor Arquitetura de Uso Misto das Américas Foto: PRC
De Maringá-PR, o masterplan da PRC Empreendimentos projetado pela A5 Arquitetura disputou com projetos de 21 países. Entrega do Prêmio International Property Awards 2024 foi em Los Angeles

 

 

O inovador masterplan Cidade Aruna, localizado na Gleba Itororó, em Maringá-PR, recebeu em Los Angeles, USA, o Prêmio International Property Awards 2024, de excelência em desenvolvimento urbano – uma das mais prestigiadas premiações de arquitetura e design do mundo. Com uma concorrência que envolveu mais de 21 países da América do Norte, Central e do Sul, o primeiro ecossistema urbano e complexo multiuso maringaense, desenvolvido pela PRC Empreendimentos e projetado pela A5 Arquitetura, brilhou ao conquistar o título de Melhor Arquitetura de Uso Misto das Américas. A premiação foi em 26 de setembro.

Reunindo 13 torres residenciais e comerciais, hotelaria, entretenimento, espaços dedicados às artes, um shopping a céu aberto e um parque linear com paisagismo regenerativo da Mata Atlântica, o masterplan foi reconhecido por sua combinação eficiente de múltiplos usos, incluindo áreas residenciais, comerciais, de escritórios e entretenimento. Os critérios que garantiram a vitória do empreendimento ainda incluíram inovação, design e arquitetura, sustentabilidade, experiência do usuário, viabilidade econômica e impacto urbano. No mercado imobiliário, o Cidade Aruna estabelece um novo padrão de excelência, em que os espaços são projetados para proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas.

O engenheiro civil João Victor Ferreira, diretor de projetos da PRC Empreendimentos, expressa sua satisfação com a conquista, destacando o reconhecimento internacional e a pontuação máxima de cinco estrelas que o projeto recebeu: “A gente se inscreveu para o prêmio que abrange toda a América, e ao ganhar como melhor projeto do Brasil, fomos indicados para o prêmio principal das Américas. Portanto, essa premiação nos permite agora concorrer, em Londres, ao título de Arquitetura de Uso Misto do Mundo inteiro, premiação que envolverá todos os continentes. É uma honra enorme receber o Property Awards, que atesta a qualidade e a inovação do nosso projeto”, comemora o diretor.

O prêmio é um reconhecimento não apenas da qualidade arquitetônica do masterplan, mas também do impacto positivo que o empreendimento gera no ambiente urbano, reforça Gustavo Sabaini, cofundador e diretor de criação da A5 Arquitetura. Ele enfatiza que o Cidade Aruna é um projeto especial, que merece essa homenagem por incentivar que projetos futuros continuem a integrar de forma harmoniosa diferentes funções em um único espaço, promovendo um ecossistema urbano mais sustentável e acessível.

Para o engenheiro João Vitor Ferreira, da PRC Empreendimentos, o reconhecimento internacional atesta o alto nível da arquitetura do projeto que está sendo desenvolvido em Maringá Foto: PRC

“Com essa conquista, o Cidade Aruna se destaca no cenário internacional, mostrando que a arquitetura brasileira é capaz de dialogar com as demandas contemporâneas e as necessidades urbanas, consolidando-se como um player relevante no setor. Agora, todos os olhos se voltam para Londres, onde a PRC Empreendimentos e a A5 Arquitetura terão a oportunidade de competir pelo título global, em fevereiro de 2025, no Reino Unido, elevando ainda mais o prestígio da arquitetura brasileira no mundo”, destaca Sabaini.

 

Um novo marco de sustentabilidade e qualidade de vida

O Cidade Aruna, em Maringá, é um complexo multiuso que reúne 13 torres residenciais e comerciais, espaços dedicados às artes, um shopping a céu aberto e um parque linear. Focado no bem-estar e na qualidade de vida, o masterplan de uso misto da PRC Empreendimentos destaca-se por suas práticas e tecnologias sustentáveis, como eficiência energética e uso de materiais ecológicos, que contribuíram para a premiação internacional.

Localizado em uma área de 50 mil metros quadrados, a apenas cinco minutos do centro de Maringá e ao lado do Bosque II, o Cidade Aruna reflete o compromisso da construtora em criar espaços que atendam às demandas contemporâneas e promovam um estilo de vida equilibrado. O projeto integra paisagens verdes cuidadosamente elaboradas pelo renomado botânico Ricardo Cardim, que contribuirão para elevar a saúde dos moradores e visitantes.

O projeto incorpora conceitos internacionais como walkability (caminhabilidade) e placemaking (criação de espaços públicos de qualidade), permitindo que moradores e visitantes acessem trabalho, lazer e serviços essenciais em trajetos agradáveis de até cinco minutos, a pé, de bicicleta ou patinete. O acesso de veículos será restrito ao estacionamento subterrâneo do Cidade Aruna, priorizando a mobilidade sustentável e a qualidade do ambiente urbano.

 

 

 

Veja também

Sair da versão mobile