A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day reconhecem Maringá como Tree Cities Of the World, ou Cidade Árvore do Mundo.
Poucos municípios têm este título na América do Sul. “É um reconhecimento importante. Mais um motivo de orgulho para nós maringaenses e mais um diferencial para nossa cidade que já é a melhor do Brasil para se viver”.
A argumentação para defender o título para Maringá foi feita pela Secretaria de Limpeza Urbana. Os números foram importantes. “A cidade possui 21 áreas de preservação ambiental. Destas, 14 são parques. São 90 praças e diversas calçadas ecológicas. Com uma floresta remanescente da Mata Atlântica, Maringá tem as árvores como patrimônio cultural. Atualmente a cidade apresenta em média 150 mil árvores”, diz o documento.
Também foram citados projetos como o “Fabricando Árvores” que será implantado dentro do Viveiro Municipal de Maringá que tem o objetivo de produzir mudas arbóreas nativas para serem utilizadas na cidade, contemplando ruas, praças, parques e fundos de vale. A capacidade de produção do viveiro é estimada em 20.000 mudas por ano.
Sobre a Arbor Day Foundation
Com fundação no ano de 1972, a Arbor Day Foundation cresceu e se tornou a maior organização sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores, com mais de um milhão de membros, apoiadores e parceiros valiosos. Com o objetivo é ajudar outras pessoas a entender e usar árvores para resolver muitos dos problemas globais que enfrentamos hoje, incluindo qualidade do ar, qualidade da água, mudança climática, desmatamento, pobreza e fome.
Como uma das maiores fundações de conservação em operação do mundo, a Arbor Day Foundation, por meio de seus membros, parceiros e programas, educa e envolve as partes interessadas e comunidades em todo o mundo no relativo a conservação de árvores.
Para mais notícias acesse: Notícias Maringá