Maringá é considerada como a 33ª cidade mais empreendedora do país e a segunda do Paraná

Maringá é considerada como a 33ªcidade mais empreendedora do país e a segunda do Paraná

Foto: Maringá Turística

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Maringá é considerada como a 33ª cidade mais empreendedora do país e a 2ª do Paraná, aponta o  Índice das Cidades Empreendedoras 2020, um dos principais rankings de ambiente de negócios do Brasil, perdendo apenas da capital Curitiba. O município também ficou acima da média geral entre as cidades paranaenses e é o único que tem desempenho crescente. O ranking é feito pela Endeavor, rede que incentiva o empreendedorismo, e Enap, instituição associada ao Ministério da Economia.

Em posição de Paraná, Maringá surge como a segunda cidade mais empreendedora nos pilares Acesso à Capital, Inovação, Infraestrutura, Mercado e Cultura Empreendedora, sendo que  ocupa o  3º lugar na condição de Capital Humano, ficando atrás de Curitiba e Cascavel. Já em 4º lugar em Ambiente Regulatório, após Cascavel, Londrina e Curitiba.

“O resultado mostra o dinamismo dos nossos empresários que constantemente se reinventam e inovam. A administração municipal tem sido parceira dos empreendedores e, com o Plano de Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social, vamos contribuir ainda mais para alavancar a nossa economia”, diz o prefeito Ulisses Maia.

O prefeito relata que está sendo feito um Plano de Metas e Ações para Eficiência da Gestão (PGE). “O Plano de Eficiência de Gestão visa aprimorar ainda mais as ações da prefeitura, resolvendo, inclusive, alguns gargalos regulatórios. A prefeitura está empenhada em fortalecer ainda mais Maringá como polo de inovação, incremento de negócios e atração de investimentos.”

Progresso de um negócio

O estudo do ranking da Endeavor teve modificações. Tradicionalmente, eram avaliadas 32 cidades. Dessa forma,  o mapeamento foi feito com 100  municípios mais populosos  do Brasil. Maringá se destaca nos sete pilares classificados  para o progresso de um negócio, entre eles estão o  Ambiente Regulatório, Qualidade da Infraestrutura, Acesso à Capital (Crédito), Mercado, Capital Humano, Inovação e Cultura Empreendedora.

A tendência é que a cidade se fortaleça ainda mais nestes pilares. Uma inovação na atual gestão é a maior incorporação entre os secretários municipais, possibilitada pela Reforma Administrativa há pouco tempo, aprovada pela Câmara Municipal. Um modelo é o trabalho conjunto entre as secretarias da Fazenda e de Meio Ambiente para agilizar  o método de abertura de empresas, que é retratado no ranking no item Ambiente Regulatório.

“Em breve implementaremos mudanças que vão acelerar a aprovação do licenciamento ambiental. Com isso, vamos agilizar o processo e diminuir o tempo de abertura de uma empresa”, salienta o secretário do Meio Ambiente, Marco Antônio Azevedo.

A administração está investindo vigorosamente no âmbito de tecnologia com ênfase para a Lei de Inovação que possibilitou a criação da Diretoria de Inovação, Conselho de Inovação, Editais de Chamamento e Fundo de Inovação. “Em 2020, apesar de ano atípico, tivemos um recorde de recursos aprovados na lei do ISS e recorde em projetos inovadores voltados para atender demandas do setor público”, afirma o diretor de Inovação da Prefeitura, Cesar Rael.

O diretor acrescenta que no edital de 2020, a quantia das renúncias para as empresas participantes, aproximadamente R$1 milhão, é excedente à soma dos anos anteriores, de 2013 a 2019.  Esse investimento entra nos quesitos Crédito e estrutura de Inovação, da Endeavor.

 “Todo investimento feito pelas empresas por meio do fomento da Prefeitura, retorna em faturamento, gera tributos, empregos e novos negócios. Assim, essas ações, que foram importantes para o crescimento das empresas de tecnologia da inovação, contribuem para a performance de Maringá no ranking da Endeavor.”
O Índice das Cidades Empreendedoras 2020 foi feito em parceria pela Escola Nacional de Aprendizagem Pública (Enap), instituição encarregada pela formação e qualificação de servidores públicos de muitas carreiras do governo federal, e a Endeavor, organização sem fins lucrativos que tem a tarefa de ampliar o poder de modificação do empreendedor.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile