Circuito de Cicloturismo oferece belezas, novidades e sensação de liberdade no feriado da padroeira

circuito de cicloturismo

A região vai mostrar novidades que muito gente não sabe que exite na zona rural da região Foto: PMM

A primeira etapa do 1ª Circuito Metropolitano de Cicloturismo acontece nesta terça-feira, 12 de outubro, feriado consagrado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, com mais de 400 participantes de diferentes idades e de vários municípios. Os participantes vão aproveitar o feriado para se exercitar pedalando, ao mesmo tempo em que conhecem as belezas da zona rural dos municípios de Maringá, Paiçandu, Doutor Camargo e Ivatuba. O circuito de cicloturismo é uma promoção das prefeituras de Maringá, Ivatuba, Doutor Camargo e Paiçandu.

Serão dezenas de quilômetros com a sensação de liberdade que só a bicicleta oferece Foto: PMM

A saída será no Shopping Paraná Moda Park, em Maringá. Serão duas opções de percurso. O primeiro, de 21 quilômetros até Água Boa. E o percurso total, passando por Paiçandu, Doutor Camargo, chegando em Ivatuba, com 52 quilômetros.

 

O que a região tem para mostrar pode surpreender

Os ciclistas vão encontrar o que comer na hora ou levar para casa Foto: PMM

Além de curtir as belezas da região, os participantes da primeira etapa do 1º Circuito Metropolitano de Cicloturismo vão passar por pontos turísticos e conhecer as belezas e um pouco mais da história da região. O secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da Prefeitura de Maringá, Fausto Herradon, diz que o evento é multidisciplinar pois alia turismo, saúde, educação, esportes e lazer.

O ponto de partida, o Shopping Paraná Moda Park, em Maringá, apresenta aos participantes um dos setores mais destacados da região, o atacado de moda. No caminho, os participantes passarão pela Igreja Marilá, em Paiçandu, o primeiro templo religioso construído em alvenaria na região. Chegou a ficar deteriorado, mas a fé uniu os moradores que reformaram a igreja, que recebe missas no quarto domingo do mês.
Um ponto curioso do percurso é a barraquinha de autosserviço que vende produtos dos sitiantes locais. A iniciativa partiu dos proprietários do Sítio São Francisco que, aliás, serve café rural e tem área para camping e piqueniques. Fica na estrada Serrinha, em Dr. Camargo. A barraca não tem atendentes e confia na honestidade da clientela, formada principalmente por ciclistas e motociclistas que trafegam pela região. Nas prateleiras, mel, pimenta, geleias e outros produtos frescos.
A primeira etapa do circuito tem duas opções de percurso. O primeiro, de 21 quilômetros vai até Água Boa. Para quem tem força na canela e coração em dia, o percurso total é de 52 quilômetros.  Passa por Paiçandu e Dr. Camargo até chegar em Ivatuba.
A organização é da Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da Prefeitura de Maringá e Provopar, com participação da Amusep e prefeituras de Paiçandu, Dr. Camargo e Ivatuba e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e Diretoria de Turismo de Maringá, Paraná Esportes, Acim Esportes, Coordenação Regional da Casa Civil, Quarta Cia da Polícia Rodoviária Estadual, 3ª Cia Ambiental Força Verde. Os patrocinadores são Unicesumar, Galeria dos Esportes, Colégio Materdei, Sicredi, Paraná Moda Park, Sayfi, Suco Floraí e Nair Saúde.
Sair da versão mobile