Por: Simony Thomazini
Nesta segunda-feira (20) a Receita Federal do Brasil em Maringá, entregou dois veículos ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar), com sede em Maringá. A entrega dos carros, bem como a cerimônia de assinatura do termo de doação, um Volkswagem Voyage e um Hyundai Santa Fé, ocorreu no Depósito da Delegacia da Receita Federal, na Av. Bento Munhoz da Rocha Neto. Estiveram presentes ao ato o diretor de Regulação e Fiscalização do Orcispar, Rogel Martins Barbosa, a engenheira Rebeca Rocha, Pedro Gabriel Grecco e Vitor Manuel Barateio, do setor administrativo do consórcio. A entrega foi realizada pelo Analista Tributário da Receita Federal, Marcos Luchiancenkol.
Proteção Ambiental
Os 53 municípios consorciados receberão os veículos garantindo a qualidade dos serviços prestados à população e a proteção de recursos naturais. Os carros serão utilizados pelo Orcispar (Orgão Regulador do Cispar), responsável pela fiscalização dos serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. A doação dos veículos consiste na valorização e preseverção do meio ambiente do estado.
A ação ganha maior relevância diante do contexto atual de mudanças climáticas, em que se exige a fiscalização rigorosa e crucial para prevenir e combater crimes ambientais, além de garantir a sustentabilidade e proteção dos serviços e saúde pública.
Além dessas ações, outra importante e necessária atividade, é o fortalecimento da fiscalização de maneira que os veículos doados auxiliarão o Cispar, que conta com 12 profissionais especializados, incluindo engenheiros civis, químicos, ambientais, biológicos e técnicos. A equipe é responsável à vistoria de empresas, à análise de documentos e à investigação de denúnciais que combatem a emissão irregular de licenças e outras práticas nocivas ao meio ambiente.
Sobre o Cispar
O Cispar, Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná foi criado em 2007 e é uma entidade pública formada por 53 municípios do Paraná que gerenciam seus próprios serviços de saneamento. Tem como objetivo principal promover a gestão eficiente e sustentável dos serviços públicos de saneamento básico. O atual presidente é Gerson Luiz Marcato, prefeito de Jaguapitã.
Dentre as atribuições, a fiscalização consiste em vistorias de empresas, análise de documentos e a investigação de denúncias com o objetivo de combater a sonegação de impostos e taxas, a emissão irregular de licenças e outras práticas nocivas ao meio ambeinte.
No que se refere ao planejamento, o consórcio auxilia os municípios a elaborarem planos de gerenciamento de resíduos sólidos, garantindo o descarte correto e ambientalmente adequado dos resíduos gerados em sua área de abrangência.
A educação ambiental promove ações de educação ambiental capazes de conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente e do uso racional dos recursos naturais.
Por fim, na tecnologia, o consórcio busca soluções tecnológicas que aprimorem a gestão sos serviços públicos de saneamento básico, como a utilização de sistemas de monotoramento e controle da qualidade da água e dop esgoto.
Nesse sentido, o Cispar desempenha um papel fundamental na gestão do saneamento básico no paraná.
Para mais informações sobre o Cispar, acesse o site:
https://www.consorciocispar.com.br/
Fonte/ Créditos: Reginaldo Eloi