Clima muda e maringaenses tiram a blusa do guarda-roupa já em abril

O Maringá

Temperaturas despencam após chuvas e deve permanecer nos próximos dias - Foto: Arquivo

A chuva dos últimos dias em Maringá e boa parte do estado fez despencar as temperaturas e obrigou a nos agasalhar. Na região noroeste as temperaturas atingiram a mínima de 14 graus, clima que deve permanecer nos próximos dias. Além disso, segundo Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) não deve chover mais neste mês e o mês de maio mais gelado. Inverno oficialmente começa em 20 de junho.

Falando das chuvas

A média histórica registrada para o mês de abril em Maringá é de 113,9 mm. Até dia 17 foram registrados 103,0 mm, (90,4 % do esperado para o mês). No mês passado choveu apenas 24,4 mm 15,8 % do esperado para o mês e bem longe da média histórica que é de 154,4 mm). Já para maio as chuvas devem ficar próximas da média histórica de 122,6 mm.

Prognóstico de temperaturas para maio

O Geógrafo, climatologista e coordenador da estação climatológica da UEM, Leandro Zandonadi explica que gradativamente o tempo gelado vai ganhando mais força. “Deve ser um mês com temperaturas dentro do normal para maio, ligeiramente mais frio que abril, com quedas mais acentuadas a partir da segunda metade do mês e picos mais baixos em junho e julho, que costumam ser os meses mais gelados do ano em Maringá”.

Temperaturas para os próximos dias

Sexta, 19/04: máxima de 26º C e mínima de 15º C

Sábado, 20/04: máxima de 27º C e mínima de 14º C

Domingo, 21/04: máxima de 28º C e mínima de 17º C

Segunda, 22/04: Máxima de 29º C e mínima de 16º C

Sair da versão mobile