A coalizão Juntos por Maringá, composta pelos partidos PDT, Solidariedade, PT, PCdoB, PV, PSDB, Cidadania, Rede e PSOL, realizou na noite desta sexta-feira, 6, no Auditório Hélio Moreira, a primeira reunião pública com a apresentação dos pré-candidatos e abertura dos debates para a elaboração das diretrizes programáticas.
Rumo aos próximos 365 dias para a próxima eleição municipal, marcada para o dia 6 de outubro de 2024, a coalizão iniciou sua programação com a fala dos dirigentes partidários e em seguida apresentou seus pré-candidatos a prefeito e prefeita, Humberto Henrique (Solidariedade), Mario Verri (PT), Evandro Oliveira (PSDB) e Professora Ana Lúcia (PDT).
Além dos representantes partidários, o evento também contou com a participação de figuras históricas na política maringaense, como os ex-deputados Tadeu França e Joel Coimbra, que trouxeram experiência e visão para o encontro em falas marcantes, enaltecendo o marco criado por meio da união entre os partidos.
A programação encerrou com o historiador Reginaldo Dias com a palestre “A conjuntura eleitoral política guarda alguma semelhança com fatos da história política de Maringá?”. O tema foi desenvolvido com base na segunda edição do livro “Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais de Maringá”, de Dias.
A coalizão Juntos por Maringá reúne nove legendas partidárias com compromisso de trabalhar por uma chapa única com candidato a prefeito e vice, e estruturar diretrizes programáticas para construção de um Programa de Governo. O grupo iniciou suas atividades em fevereiro deste ano e criou uma rede social o @juntospormga para publicizar suas ações.