Com cinco estações técnicas, mais de duas dezenas de estandes de empresas fornecedoras parceiras, exposição de máquinas agrícolas, presença de especialistas e a expectativa de receber mais de 2 mil produtores formadores de opinião de diferentes regiões, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial promove nesta quarta-feira, 12, em Floresta, o seu tradicional Dia de Campo de Inverno.
Focada na cultura do milho, transferência de tecnologias e práticas sustentáveis, o evento, que é uma das mais importantes realizações técnicas da cooperativa, começa às 8h e vai até às 16h na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT), localizada às margens da rodovia PR-317. Nesta terça-feira, 11, o espaço vai ser utilizado para treinamento da equipe técnica de todas as unidades de atendimento.
Nas estações técnicas vão ser abordados os seguintes temas:
- benefícios da correção do solo na produtividade;
- manejo de plantas daninhas e a importância do uso de herbicidas pré-emergentes na cultura do milho;
- manejo da mela na cultura do sorgo e,
- manejo de solos, águas e nematóides.
Entre outras atrações, a Cocamar vai apresentar também resultados da aplicação de sua linha de fertilizantes foliares e adjuvantes Viridian, além de várias oportunidades de negócios.
Com atividades praticamente permanentes durante o ano todo, a UDT sedia dois grandes eventos técnicos, promovidos e organizados pela cooperativa. Além do Dia de Campo de Inverno, acontecem no mês de janeiro as edições do Safratec, voltadas às culturas de verão e às inovações tecnológicas.
O município de Floresta tem sua história ligada à safra de milho de inverno no país. Foi ali, na década de 1980, que começaram os primeiros plantios do cereal, como alternativa ao trigo. Apesar das dificuldades iniciais, os produtores pioneiros, respaldados pelo apoio da unidade local da Cocamar, não desistiram e, com o passar dos anos, o milho se estabeleceu como opção viável.