Associados autorizam a Cocamar a incorporar a Coanorp, cooperativa da região de Astorga

cocamar incorpora a coanorp

Instalações da Coanorp em Santa Fé Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Reunidos simultaneamente nas cidades de Maringá e Astorga em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na manhã de sexta-feira, 30 de setembro, produtores cooperados autorizaram a Cocamar Cooperativa Agroindustrial a incorporar a estrutura da Cooperativa Agropecuária Norte Paranaense (Coanorp).

 

Conforme explicou durante a AGE o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, “trata-se de um momento histórico para o cooperativismo do Paraná, marcado por muito respeito e parceria entre ambas as cooperativas”.

 

Tudo começou ainda em 2008, conforme detalhou Higino, quando a Cocamar e a coirmã Nova Produtiva (que em 2020 se desvinculou do recebimento de grãos, originando a Coanorp) iniciaram uma parceria de negócios para atender os produtores ligados à Coanorp.

 

Em 2017, ambas inovaram no cooperativismo brasileiro ao construir no município de Pitangueiras (PR) uma unidade conjunta para o recebimento de grãos. Posteriormente, em 2022, as duas cooperativas decidiram avançar na proposta de incorporação.

Cooperados em assembleia geral

 

“Durante os anos, nossa parceria só se fortaleceu”, afirmou Higino, destacando que a Coanorp não tem dívidas e sua saúde financeira é boa, mas a incorporação se tornou um processo natural porque a estrutura dessa última é reduzida, o que limita sua competitividade.

 

O presidente da Coanorp, Waldenir Romani, ressaltou a importância da incorporação, o que, segundo ele, “fortalece o cooperativismo na região e todo o processo foi facilitado por conta dos benefícios que a Cocamar oferece aos seus cooperados, então tivemos uma aprovação unânime”.

 

Números da Coanorp

A Coanorp detém oito instalações operacionais distribuídas pelos municípios de Astorga, Santa Fé, Colorado, Lobato, Iguaraçu, Ângulo, Sabáudia, Pitangueiras, com capacidade de armazenagem de 104 mil toneladas, e uma loja em Santo Inácio. No total, são atendidos 2.460 produtores, dos quais 550 já são cooperados da Cocamar e outros 550 possuem um histórico de negócios com a mesma.

 

Potencial – “A logística é favorável à incorporação e a área de atuação da Coanorp é muito parecida com a nossa”, acrescentou Higino. O potencial de faturamento dessa região seria de R$ 860 milhões, segundo a Cocamar.

 

Expansão da área

Para a Cocamar, a incorporação representa um importante acréscimo de área, atendendo o que prevê o seu planejamento estratégico 2020/25, que contempla a expansão horizontal. Com isso, a cooperativa sediada em Maringá passa a contar com cerca de 110 unidades de atendimento, nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile