Planejando dar um novo impulso à citricultura e ampliar nos próximos anos em pelo menos três mil hectares os pomares de laranja de seus produtores cooperados nas regiões noroeste e norte do Paraná, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial reuniu produtores e especialistas para um programa de fomento ao plantio. Para isso, a cooperativa conta com a parceria da fabricante de suco Louis Dreifus Company (LDC), instalada em Paranavaí, e o Banco do Brasil.
A campanha atende produtores interessados em ingressar na atividade, renovar seus pomares e aumentar as áreas de plantio. Eles vão contar com prazo de pagamento e taxas de juros oferecidos em condições especiais.
Atualmente, são cerca de 4 mil hectares de pomares cultivados em regiões da Cocamar. Segundo a cooperativa, parte das áreas apresenta árvores envelhecidas e declínio do potencial produtivo, sendo necessária a substituição das plantas.
Em paralelo – No local, pequenos produtores ligados ao setor estarão comercializando produtos como café, sucos, conservas, doces, mel, própolis e outros itens, enquanto a Cocamar fará a divulgação do projeto “Florada Consciente” (de incentivo à apicultura para a polinização dos pomares).
Agro exige que empresa familiar esteja bem focada
A convite da Cocamar, a empresária Sarita Junqueira Rodas, gestora do grupo Junqueira Rodas, maior produtor de laranja do Brasil, esteve em Paranavaí e proferiu uma palestra durante o lançamento da campanha que a cooperativa está realizando para o incremento da citricultura no Paraná, em especial no Arenito Caiuá, tipo de solo em praticamente todo o noroeste do Estado.
A equipe do Rally Cocamar de Produtividade conversou com a empresária rural gestora do grupo fundado há 54 anos na região de Monte Azul Paulista, uma das principais produtoras de laranja do país. Sarita falou sobre a sua experiência à frente de um grupo familiar. Ela ressaltou que as empresas familiares representam 66% do PIB brasileiro e respondem por 75% dos empregos gerados. No entanto, de cada 100 empresas familiares, apenas 30 chegam à segunda geração e um número ainda muito menor, 5 somente, chega à terceira geração. A empresária comentou sobre os desafios enfrentados pela empresa familiar.
“Alguns pontos são extremamente importantes, principalmente a organização da família para que ela se acostume a viver em sociedade. A estruturação do negócio para que ele tenha uma organização e uma governança interna adequada para que possa ter transparência que é para prestar contas para os múltiplos sócios da família que estejam dentro e fora do negócio”, destacou Sarita, mencionando também a necessidade de preparação dos herdeiros para que eles possam se tornar sucessores ou sejam sócios comprometidos, “trabalhando e dedicando a sua vida em outras carreiras, mas dentro do negócio familiar do qual eles fazem parte”.
Para Sarita Junqueira Rodas, os desafios são ainda maiores em empresas familiares voltadas ao agronegócio. “Os negócios familiares têm grandes desafios no agronegócio, porque falta ainda essa profissionalização, não é tirar a família do negócio, é organizar a família para que ela se torne profissional. Então, quando a gente junta uma família estruturada e organizada, com a resiliência necessária para a agricultura, você tem um agronegócio familiar indestrutível”.
A gestora falou também do papel da mulher nesse cenário. “O desafio da mulher no agro vem diminuindo ao longo do tempo, mas já foi muito intenso, de resistência da inserção da mulher no campo, mas hoje está cada vez mais claro que a mulher pode contribuir com os negócios familiares, a gente tem uma visão diversa, e o diverso gera agregação de valor”.
O Rally Cocamar de Produtividade é um projeto conduzido com o apoio da Sicredi, Basf, Nissan Bonsai Motors, Fertilizantes Viridian, Cocamar Máquinas/Concessionária John Deere, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar. Apoio: Cesb, Unicampo e Aprosoja/Paraná.