O prêmio de melhor gestão de frotas do Brasil foi conquistado pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial. A divulgação dos vencedores deste ano ocorreu na terça-feira da semana passada, dia 7, durante a 9ª Conferência Global Parar, a mais importante realização voltada à gestão de frotas do país, em São Paulo.
O reconhecimento é prestado anualmente pelo Instituto Parar em parceria com a NAFA Fleet Managementt Association, dos Estados Unidos. Neste ano, a cooperativa chegou ao 1° lugar, escalando as posições de destaque no pódio, o que já é uma tradição da cooperativa no evento.
Segundo Ezequiel Scopel, gerente executivo de Logística Integrada, que representou a Cocamar no evento ao lado de sua equipe, a “Gestão de Frotas é Gestão de Vidas” e algumas inovações levaram a cooperativa ao topo da classificação geral. Entre elas, a implantação neste ano na frota pesada de videotelemetria com equipamentos externos e internos do veículo, atrelada a tecnologia de Adas e DMS para aumentar a segurança dos condutores.
“O uso de inteligência artificial combinada com sistemas especializados de processamento e transmissão de vídeos em tempo real resulta em processos automatizados que informam o profissional instantaneamente durante uma situação considerada de risco e busca prevenir a ocorrência de acidentes, assim como permite aos gestores contribuir no aperfeiçoamento do modo de condução dos motoristas”, explica Scopel.
Números – Levantamentos realizados nos últimos meses apontam que essa tecnologia promoveu uma redução de 15% na fadiga, 40% do uso do aparelho celular e em quase 50% a não utilização do cinto de segurança.
Frota 100% com etanol
Por outro lado, a frota formada por mais de 500 veículos leves, já servida há anos com sistema de videotelemetria, passou a rodar a partir de setembro movida exclusivamente com etanol, proporcionando redução da pegada de carbono. De acordo com o gerente executivo, a redução estimada é de 1,2 mil toneladas de CO2 equivalente/ano, e ainda dispensa a cooperativa de comprar CBios (Crédito de Descarbonização).
“A conquista comprova, mais uma vez, a excelência do trabalho realizado pelos condutores e gestores em todas as áreas da cooperativa”, afirma o superintendente de Operações, Osmar Liberato, referindo-se ao fato de praticamente todos os anos a cooperativa ser reconhecida pelo Instituto Parar, mediante avaliação de renomados especialistas do setor.
“A decisão tomada há alguns anos de centralizar a gestão de frotas, capacitar os profissionais e colocá-la sob o controle da coligada da cooperativa, a Transcocamar, fez da Cocamar, uma das mais bem avaliadas do país. É gratificante ver o trabalho conduzido por muitas mãos atingir um nível tão elevado de reconhecimento, o que não se constrói do dia para a noite”, completa o superintendente.
Para o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, “pessoas, responsabilidade socioambiental e segurança são valores que fazem parte de todas as realizações da cooperativa e o reconhecimento mostra que estamos alinhados nesse sentido”.
Notícias relacionadas