Codem entrega ao prefeito 50 propostas estratégicas para inclusão de autistas

Codem entrega ao prefeito 50 propostas para inclusão de autistas

Os mais de 60 membros da Comissão de Inclusão definiram cinco eixos com as ações que cabem ao poder público Foto: Codem

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) apresentará ao prefeito Silvio Barros (PP), na próxima quarta-feira, 1º de outubro, um conjunto de 50 propostas estratégicas elaboradas pela Comissão de Inclusão. O trabalho tem foco no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual, buscando aprimorar políticas públicas, serviços e estruturas da cidade.

A comissão envolveu cerca de 60 profissionais das áreas de Educação e Saúde, além de lideranças, especialistas, entidades públicas e privadas e familiares de pessoas com deficiência. O processo incluiu diagnósticos, estudos de caso, visitas técnicas e uma ampla escuta ativa de diferentes setores da sociedade.

Minha Página AMP

O resultado foi organizado em cinco eixos temáticos: Infraestrutura, Profissionais, Métodos, Intersetorialidade e Regulamentação & Monitoramento. As propostas abrangem desde melhorias de atendimento e formação de equipes até regulamentações e políticas de longo prazo, com o objetivo de garantir mais dignidade, acolhimento e oportunidades para crianças, adolescentes e famílias.

Segundo o professor Guaracy Silva, presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem, o documento “é fruto de esforços coletivos de especialistas e voluntários que acreditam no futuro de nossa cidade”. Já Érico Diniz, presidente da Câmara Técnica da Saúde, reforça que “o compromisso é contribuir para a construção de políticas inclusivas e efetivas, que assegurem direitos e qualidade de vida”.

Para o presidente do Codem, Mohamad Ali Awada, Maringá realiza um movimento inédito. “Não temos conhecimento de ação tão profunda em outras cidades. A partir de agora, a gestão municipal tem um ponto de partida sólido para desenvolver políticas públicas de inclusão, sempre com o Codem como elo entre a sociedade civil e o poder público”, afirma.

Desde sua fundação, há quase 30 anos, o Codem atua como articulador de propostas e ações para o desenvolvimento sustentável de Maringá. O trabalho da Comissão de Inclusão reafirma esse papel, fortalecendo a integração entre gestão pública, especialistas e sociedade civil.

 

Veja também

 

Sair da versão mobile