A coleta seletiva realizada pelas cooperativas de recicladores de Maringá pode voltar ao normal a partir desta segunda-feira, 23, depois de permanecer suspensa desde o temporal que derrubou árvores e postes, além de provocar prejuízos em muitas casas, há duas semanas.
Segundo a prefeitura, a coleta seletiva precisou ser suspensa porque todos seus caminhões foram destinados ao serviço de limpeza que as secretarias municipais estavam realizando para a retirada de árvores, galhos, pedaços de postes e fachadas que ocuparam as ruas após o vendaval que atingiu Maringá e cidades da região no último dia 7.
A suspensão da coleta gerou reclamações em vários bairros, na Ouvidoria da prefeitura e por meio das emissoras de rádio, televisão e sites de notícias porque a prefeitura ‘esqueceu’ de comunicar à população que as cooperativas estavam sem seus caminhões desde o dia seguinte ao temporal.
Com isto, caixas e mais caixas de recicláveis permaneceram nas calçadas, em muitos casos causando problemas devido à quantidade. Além disso, catadores que trabalham com seus carrinhos muitas vezes rasgavam os sacos e caixas à procura de algo que lhes servisse e acabavam deixa o material espalhado na calçada.
Somente após as reclamações virarem assunto na imprensa é que a prefeitura divulgou um comunicado, que na verdade era apenas uma notinha de cinco linhas publicada no site do município, que passou despercebida até pelos órgãos de imprensa.