Com investimento de R$ 49 milhões a obra do Trevo do catuaí ultrapassou 26% de execução, entrando nesse momento em nova etapa. Agora, para a implantação do novo viaduto na BR-376, foi iniciado o trabalho de escavação da ilha central para rebaixamento da pista da rodovia.
Após os desvios obrigatórios iniciados na semana passada, como a utilização das vias marginais, ruas municipais e uma pista provisória no eixo da BR-376, a atual situação é a retirada da terra da parte central do trevo. Além disso, estão sendo implantados o sistema de drenagem de águas e os dispositivos de contenção de talude no local.
O tráfego de veículos na região está se adaptando às mudanças, contando com sinalização provisória indicando os desvios, mas ainda deve enfrentar lentidão nos momentos de maior movimento. Usuários devem seguir utilizando maior cautela durante o período de obras, e atenção redobrada.
Os serviços mais avançados são a implantação do sistema de drenagem, seguida pela terraplenagem e pavimentação, realizados principalmente na execução das vias marginais. Também avançou a contenção, com fabricação de peças de concreto, além das passarelas metálicas, também com fabricação de peças.
A obra prevê ainda, quanto estiver na reta final, nova sinalização horizontal, nova sinalização vertical, instalação de dispositivos de segurança viária, e nova iluminação pública.
Os serviços são administrados e fiscalizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).