Com ampliação, aeroporto está pronto para o comércio exterior

Com ampliação, aeroporto está pronto para o comércio exterior

Foto: administração aeroportuária

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com as obras de ampliação e modernização entregues nesta sexta-feira (1º), realizadas com recursos federais e contrapartida do município, o Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, de Maringá, passa a contar com a maior pista entre os aeroportos paranaenses.

Segundo o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, a pista passou de 2.100 metros para 2.380 metros, com 45 metros de largura e acostamento de 7,5 metros de cada lado.

A resistência do pavimento aumentou. Agora é PCN 55 (Pavement Classification Number), número de classificação de pavimento. Com esse índice de resistência, o aeroporto está apto para receber grandes aviões de carga, como o Boeing 737.

Também foi reconstruído o pátio 1, de aeronaves, e ampliado o pátio 2 e foram instalados balizamentos em LED e sistema de luzes de aproximação na pista.

Entre as realizações entregues nesta sexta-feira (1º) consta a reforma e ampliação da Seção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros, que passou de 150 para 300 metros quadrados.

O aeroporto ainda deverá ser atendido com ampliação do terminal de passageiros, instalação de fingers (pontes de embarque e desembarque de passageiros) e outros equipamentos.

 

Infraestrutura e localização

Segundo Fernando Rezende, a boa localização geográfica do município de Maringá, facilitando acesso a outros Estados e aos países vizinhos, faz do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior um dos principais do Sul do País. Ele foi apontado como sexto aeroporto em potencial de desenvolvimento do Brasil, o primeiro entre os aeroportos regionais, principalmente depois da estrutura que acaba de ganhar.

“Estamos fazendo a lição de casa, melhorando a estrutura e buscando, com a Siacom da prefeitura, a identidade do aeroporto, refletindo a identidade da própria cidade”, diz Rezende.

“A localização do aeroporto de Maringá permite que ele esteja mais próximo de alguns dos principais aeroportos do mundo, como o de Miami, nos Estados Unidos, Montevidéu, no Uruguai, Assunção e Santiago, do que aeroportos como Guarulhos, Viracopos ou mesmo o de Curitiba”, explica. Segundo Rezende, de Maringá a Miami, por exemplo, são 15 minutos a menos de vôo do que a partir de Guarulhos, o que significa 15 minutos de economia de combustível e de tempo, sem contar as taxas alfandegárias, que poderão ser melhores a partir de Maringá.

 

Obras monitoradas por satélite

As obras de ampliação do Aeroporto de Maringá foram utilizadas como teste pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), numa parceria inédita de fiscalização de obras públicas a partir de imagens de satélites que está sendo desenvolvida entre o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Dois satélites (CBRES-4 e CBRES-4A) foram usados e registraram em detalhes a evolução das obras, com imagens nítidas e aproximadas.

O ministro Marcos Pontes, que é um entusiasta do projeto, pretende estendê-lo aos demais Tribunais de Contas, segundo o conselheiro Fabio Camargo, presidente do TCE-PR, que foi convidado oficial para a solenidade de reinauguração do Aeroporto de Maringá, sexta-feira.

“Já confirmada a viabilidade técnica do projeto, ele supre as necessidades surgidas com a evolução da pandemia, que vem impedindo a fiscalização in loco por questões de segurança sanitária”, destacou Camargo.

 

Temporal atinge Maringá e danifica estrutura que receberia o presidente Bolsonaro

A solenidade de inauguração das obras de modernização e ampliação da pista do Aeroporto Regional de Maringá que estava marcada para acontecer às 15h30 no Pátio Aviação Geral teve que ser transferida para outro local devido ao temporal que atingiu a cidade de Maringá.

Rajadas de vento com mais de 95 quilômetros por hora danificaram as estruturas e o palanque que seriam utilizados na cerimônia, que teve que ser transferida para o Pavilhão Azul do Parque de Exposições. De acordo com a Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom) da Prefeitura de Maringá, não houve feridos, somente danos materiais.

A cerimônia começou com atraso às 16h, com a presença do prefeito Ulisses Maia (PSD), do governador Ratinho Junior (PSD), do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), deputado Sargento Fahur (PSD), deputado Luiz Nishimori (PL) e demais autoridades que subiram ao palco improvisado, um caminhão de som da empresa J.H.M Eventos. O presidente Bolsonaro (sem partido) cumprimentou apoiadores e subiu ao palco sem máscara.

Em seu discurso, o presidente Bolsonaro disse que sempre foi muito bem recebido nas cidades paranaenses e lamentou as mortes relacionadas ao coronavírus no Brasil. Ele ressaltou que dentre os mil dias de Governo, 600 foram de pandemia, no entanto as cidades e municípios tiveram o suporte do Governo Federal para combater a pandemia. ”Pegamos o Brasil em uma situação bastante complicada, no tocante à ética, moral e economia, mas com trabalho sério, com muita humildade e tendo sempre Deus acima de tudo nós estamos entrando já, quase no último ano de Governo. Sempre tive o apoio de grande parte de vocês. O mundo todo atravessa problemas sérios, como consequências da pandemia, inflação e alguns outros países, falta de material, falta de alimentos, mas o Brasil não passará por isso. Planejamos e nos preparamos para vencer esses obstáculos”, afirmou.

A apoiadora Ariadne Coutinho Meller, nos contou que gosta muito do presidente Bolsonaro porque ele é um homem de caráter. “Ele não é uma pessoa perfeita, porque ninguém é. O presidente Bolsonaro é gente como a gente, simples e sem arrogância”, revelou. Ela participa do grupo Patriotas e foi convidada para tirar foto com o presidente após a cerimônia. “Ele foi muito atencioso. Vou guardar esta foto de lembrança para sempre”, completou.

Apoiadora Ariadne Coutinho do Grupo Patriotas é escolhida para tirar foto com o presidente Bolsonaro – Foto: arquivo pessoal/ Ariadne Coutinho Meller

Para assistir a solenidade de inauguração das obras de modernização e ampliação da pista do Aeroporto Regional de Maringá com a presença do presidente Bolsonaro e autoridades, acesse o canal Planalto no Youtube por meio do link .

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile