Com estrutura de ponta, Aeroporto Regional de Maringá reforça o Paraná no comércio internacional

aeroporto regional de Maringá

Com a estrutura acrescentada, o Aeroporto Regional de Maringá se torna um dos melhores do Brasil Foto: Agência Brasil

|  Estrutura aeroportuária à altura da importância da cidade
|  Localização e estrutura favorecem o comércio internacional
|   Inaugurada a ampliação, novas melhorias começam a ser implantadas 

Com a inauguração realizada nesta sexta-feira pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e o prefeito Ulisses Maia (PSD), é entregue ao público a primeira parte da modernização do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, em Maringá. O investimento do governo federal, mais a contrapartida do município, totalizou R$ 81,5 milhões.

A cerimônia de inauguração aconteceu longe do aeroporto devido ao mau tempo Foto: PMM

Com as obras realizadas, a pista de pouso e decolagem, que era de 2.100 metros, passou para 2.380 metros e tornou-se a maior do Paraná e garantiu também a implementação de modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). Essa estrutura permitirá ao terminal se consolidar como importante ponto logístico nacional para o transporte de cargas.

A pista de 2.380 metros tem 45 metros de largura e laterais de 7,5 metros para cada lado, além de densidade para suportar o peso de grandes cargueiros. Com a nova pista, o empreendimento pode receber aviões cargueiros de todo o mundo. Alguns modelos transportam 50 toneladas de carga.

Também foi reconstruído o pátio 1, de aeronaves, e ampliado o pátio 2 e foram instalados balizamentos em LED e sistema de luzes de aproximação na pista.

Entre as realizações entregues nesta sexta-feira consta a reforma e ampliação da Seção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros, que passou de 150 para 300 metros quadrados.

O aeroporto ainda deverá ser atendido com ampliação do terminal de passageiros, instalação de fingers (pontes de embarque e desembarque de passageiros) e outros equipamentos.

 

Ratinho elogia a estrutura

“Esse novo aeroporto significa um salto para a infraestrutura de Maringá e do Paraná. A cidade terá condições de receber mais aviões de carga, movimentando toda a cadeia econômica. Isso vai significar mais emprego e mais renda para os paranaenses”, afirmou o governador Ratinho Júnior (PSD). Para ele, a expansão é mais um passo importante na consolidação do Paraná como hub logístico da América do Sul.

Foto Gilson Abreu/AEN
“O planejamento do Governo do Estado busca reforçar todos os modais. Por isso queremos uma aviação regional forte, estradas duplicadas e seguras e trens que possam ajudar no escoamento da safra até o Porto de Paranaguá. Tudo isso já está acontecendo e vamos avançar ainda mais”, disse.

 

Infraestrutura e localização privilegiadas

 

Segundo o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, a boa localização geográfica do município de Maringá, facilitando acesso a outros Estados e aos países vizinhos, faz do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior um dos principais do Sul do País. Ele foi apontado como sexto aeroporto em potencial de desenvolvimento do Brasil, o primeiro entre os aeroportos regionais, principalmente depois da estrutura que acaba de ganhar.

“Estamos fazendo a lição de casa, melhorando a estrutura e buscando, com a Siacom da prefeitura, a identidade do aeroporto, refletindo a identidade da própria cidade”, diz Rezende.

Para o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, a estrutura aeroportuária coloca Maringá mais próxima dos grandes centros comerciais do mundo Foto: Arquivo

“A localização do aeroporto de Maringá permite que ele esteja mais próximo de alguns dos principais aeroportos do mundo, como o de Miami, nos Estados Unidos, Montevidéu, no Uruguai, Assunção e Santiago, do que aeroportos como Guarulhos, Viracopos ou mesmo o de Curitiba”, explica. Segundo Rezende, de Maringá a Miami, por exemplo, são 15 minutos a menos de vôo do que a partir de Guarulhos, o que significa 15 minutos de economia de combustível e de tempo, sem contar as taxas alfandegárias, que poderão ser melhores a partir de Maringá.

Obras de melhoria nunca param

A próxima fase da modernização do complexo já começou a ser planejada. Ela prevê a modernização da Torre de Controle, cujo Termo de Compromisso já foi assinado, e o projeto de ampliação do Terminal de Passageiros com a instalação de pontes móveis (fingers) para o embarque e desembarque, que já está sendo desenvolvido pela Infraero.

O atual terminal tem atualmente capacidade para atender 600 mil passageiros/ano. A intenção é preparar o complexo para receber até 3 milhões de passageiros anualmente. “Vamos assistir a um novo panorama de negócios, com Maringá entrando de vez no radar internacional de importações e exportações”, ressaltou Maia.

 

Novos voos

O Aeroporto Regional de Maringá completou 20 anos em 2021. Possui sítio aeroportuário e entorno totalmente preservados pelo plano diretor da cidade, permitindo, assim, sua expansão. As três principais companhias aéreas brasileiras operam no aeroporto: Azul, Gol e Latam ofertam voos para Curitiba, Campinas, Guarulhos, Congonhas (retorna em dezembro) e conexões para o Brasil e o mundo.

Empresas que já operam em Maringá anunciam a criação de novas linhas

Em julho deste ano, a Azul Linhas Aéreas confirmou ampliação de destinos, tendo voos diretos para a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. No mês passado, novos voos foram confirmados para atender a população na alta temporada 2021/2022. São ligações diretas para Navegantes (SC), Rondonópolis e Cuiabá (MT) e Porto Seguro (BA).

 

Voe Paraná

Maringá também é peça-chave para o programa estadual Voe Paraná, o maior de aviação regional do País. O projeto foi retomado em setembro, após um ano e seis meses de inatividade em razão da pandemia da Covid-19.

Em parceria com a companhia paranaense Aerosul, já estão em operação voos diretos ligando Curitiba a cidades importantes do interior como ArapongasApucarana e Pato Branco. A empresa pretende até o fim do ano começar as ligações Curitiba-Londrina, Curitiba-Telêmaco Borba, Curitiba-Francisco Beltrão, Curitiba-União da Vitória, Curitiba-Cornélio Procópio, Curitiba-Guaíra, Curitiba-Guarapuava e Londrina-Foz do Iguaçu-Assunção (Paraguai).

Maringá já conta com voos diretos para a Capital, mas também está no radar de expansão da empresa.

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