Com fim do pedágio, milhares de pessoas ficam desempregadas

27 praças nas rodovias da Anel de Integração do Paraná estão vazias

Com fim do pedágio, milhares de pessoas ficam desempregadas

FOTO-REPRODUÇÃO

Com o fim do pedágio, cerca de 10 mil trabalhadores ficaram sem emprego desde o dia 26 de novembro em 27 praças nas rodovias da Anel de Integração do Paraná. A tarifa, deixou de ser cobrada e o número de desempregados é estimado com base nos empregos diretos e indiretos informados pelas próprias concessionárias (Rodonorte, Ecovia, Ecocataratas, Viapar, Caminhos do Paraná e Econorte). O desemprego atingiu as empresas terceirizadas, e prestadoras de serviços tiveram os contratos encerrados. Serviços de segurança, guinchos, apoio ao usuário de saúde, atendimento ao acidente, cuidado com a malha rodoviária e outros trabalhos sociais, são uma das funções que as concessionárias prestavam.

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral no Estado do Paraná (Sindecrep-PR), Valtair Marques, o governo poderia ter feito mais para preservar os empregos. “Infelizmente o nosso governo usou o término das concessões para fins políticos, são mais de 10 mil trabalhadores desempregados em um tempo difícil que estamos vivendo”, aponta.

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Marques ainda ressalta que o risco de acidentes pode aumentar, pois o atendimento às vítimas será mais demorado. “Ainda não tem ninguém compondo a falta desses profissionais habilitados. Deixar de pagar tarifa talvez não seja uma boa notícia. Diminuir o valor sensivelmente seria uma saída importante”, ressalta.

Com o fim da concessão, a empresa de transporte rodoviário em Maringá Viapar informou que todos os funcionários tiveram os contratos recendidos e receberam tudo que a legislação prevê, cumprindo aviso prévio e sem previsão para entrar no mercado de trabalho.

CONCESSÃO. O desemprego atingiu as empresas terceirizadas, e prestadoras de serviços tiveram os contratos encerrados.FOTO-REPRODUÇÃO

O Governo do Estado e o governo federal abriram licitações para os serviços rotineiros de conservação do pavimento (remendos superficiais e profundos, reperfilagem e microrrevestimento) e serviços de conservação da faixa de domínio (controle da vegetação próxima ao pavimento, limpeza e recomposição de elementos de drenagem, limpeza e recomposição da sinalização e dispositivos de segurança viária).

O resultado final da licitação promovida para as rodovias estaduais foi divulgado no dia 18 de novembro. O valor total dos cinco lotes ficou em R$ 93,5 milhões para a execução de serviços ao longo de 730 dias (dois anos), com a possibilidade de rescisão contratual, sem penalidade para as partes envolvidas, para os casos em que a conservação não será mais necessária com o início das novas concessões, devido à supressão dos serviços.

Próxima concessão em 2022

A tarifa deixou de ser cobrada e as cancelas foram abertas para a passagem livre dos veículos por conta do fim do contrato de concessão das empresas com o governo do Paraná que durou 24 anos. O leilão para a nova concessão está previsto para ser realizado somente no último trimestre de 2022, de acordo com a estimativa do governo federal, que será o responsável pela nova fase de concessões.

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