A 8° edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), começou com a visita do público no Centro de Ação Cultural (CAC), avenida XV de Novembro, 514. Até domingo, 12, o espaço volta a ser ocupado por centenas de livros de todos os gêneros literários. A abertura oficial será hoje às 18h30.
Vários alunos das escolas municipais de Maringá marcaram presença, conhecendo as exposições do local. “Nossa gestão sempre teve esse olhar, voltado a levar a cultura através da literatura de uma forma acessível. Acredito que a leitura é primordial para que o ser humano seja rico em conhecimento, algo que ninguém pode tirar de nós”, afirma o vice-prefeito Edson Scabora.
As primeiras atividades realizadas durante a manhã foram da contação de histórias para crianças no subsolo, exposição de artistas independentes no primeiro piso, curso de literatura no segundo piso e debate no auditório no térreo. Todos gratuitos. Além da feira de livros também no térreo.
O secretário de Cultura, Victor Simião, conta que a expectativa deste ano é muito grande. “A Flim é um sucesso na gestão Ulisses Maia e estamos ampliando e melhorando a cada edição. Este ano, estamos com uma parceria com a Provopar para que as pessoas levem um quilo de alimento não perecível que será doado para famílias carentes. A cada quilo doado, a pessoa recebe um cupom para concorrer ao sorteio de aparelhos kindle”, afirma.
Para o ilustrador Christian Sergi, é gratificante participar desta ação que destaca o trabalho de muitos artistas da cidade. “Estou há 30 anos na profissão e é muito importante participar da Flim, esse espaço que é aberto para divulgarmos nosso trabalho não tem preço, é uma maravilha”, conta.
A programação segue durante o dia e à noite com diversas atividades online e presenciais em todos os ambientes do CAC. Confira a programação clicando no link.