Tiveram inicio na sexta-feira, 22, os serviços de dedetização e desratização no Almoxarifado Central. O trabalho, que acontece depois que bombou na internet um vídeo que mostra um gambá comendo bolachas da merenda escolar. Ele é considerado essencial para o controle de vetores e pragas urbanas, garantindo a segurança dos ambientes e o bem-estar dos servidores e comunidade.
Segundo a prefeitura, a desratização está acontecendo após a conclusão do processo licitatório para contratação de uma empresa para realizar o serviço. Ela informa que a licitação foi iniciado no ano passado, ainda na administração Ulisses Maia.
O Almoxarifado Central tem mais de 9 mil metros quadrados de área. O local é responsável pelo armazenamento e distribuição de materiais, produtos e alimentos para todas as secretarias municipais. A empresa responsável pelo serviço apresentou toda a documentação exigida no processo licitatório, incluindo as autorizações necessárias para a execução do trabalho. O produto utilizado é aprovado pela Anvisa, não possui cheiro, tem aspecto semelhante a um óleo natural e é seguro, pois não polui o meio ambiente e não contamina alimentos.
Durante a aplicação, realizada com bombas elétricas e seguindo todas as normas de segurança para o ambiente, também foram instaladas iscas e armadilhas para roedores. O mesmo produto já é utilizado pela empresa em feiras, escolas e outros locais onde há manipulação de alimentos.
“Realizamos higienização constante e diversas outras medidas para manutenção do Almoxarifado Central, incluindo armadilhas de animais silvestres, que são protegidos por lei, e de roedores. Iniciamos o ano sem empresa contratada para dedetização, mas com eficiência, conseguimos finalizar o processo licitatório, que se arrastou durante todo o ano de 2024, e agora realizamos o serviço”, disse o secretário de Logística e Compras, Luís Guilherme Turchiari.
O processo licitatório de desinsetização, desratização, descupinização e descorpionização de espaços públicos foi iniciado em maio de 2024, mas enfrentou diversos problemas, como questionamentos, suspensões e exigências de correção pelo Tribunal de Contas e por empresas participantes. As falhas prolongaram o trâmite por mais de um ano, mas em 2025, de forma técnica e ágil, o município concluiu o processo em cerca de seis meses. Todas as pendências foram corrigidas, o processo foi finalizado e homologado com três empresas vencedoras que prestarão os serviços.