Começa nesta quarta, em Maringá, a série Concertos ao Meio-Dia com apresentações gratuitas

concertos ao meio-dia

Os concertos serão apresentados com diferentes formações musicais Foto: UEM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Hoje, 3 de agosto, quem quiser pode aproveitar o horário do almoço para se deliciar com música da melhor qualidade, tanto a chamada música clássica quanto a música popular interpretada com arranjos especiais. É a série Concertos ao Meio-Dia, que começa nesta quarta-feira às 12h30 na Sala Joubert Carvalho, na antiga Biblioteca Pública, esquina das avenidas XV de Novembro e Getúlio Vargas, centro de Maringá. A entrada é gratuita.

Concertos ao Meio-Dia é uma série de 10 apresentações que acontecerão quinzenalmente. Trata-se de uma realização conjunta dos projetos de extensão Unicâmara, da Escola de Música (EMU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Piano como Instrumento de Informação, Inclusão e Interdisciplinaridade (PIN), do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) da universidade.

O principal objetivo do Concertos ao Meio-Dia é levar ao público em geral a produção musical desenvolvida pela EMU e pelo DMC por meio de amostras ao vivo.

Esta produção musical na UEM é gerada anualmente pelos professores e alunos da Escola de Música e do Departamento. O curso técnico em Instrumento Musical (Educação Profissional) e os cursos de bacharelado e licenciatura em Instrumento, Regência, Composição e Educação Musical são a base desta produção.

É o resultado de várias ações internas desenvolvidas pelos setores de aulas, avaliações de alunos, trabalhos ao longo dos bimestres ou semestres letivos, formação de grupos musicais, corais, prática de música em conjunto, composição musical, entre outras realizadas a cada ano.

Na maioria das ocasiões, este trabalho fica restrito ao ambiente acadêmico. A chegada dessa produção aos espaços alternativos, fora do câmpus da UEM, pode favorecer a formação e o fortalecimento de outras plateias, de acordo com a avaliação dos organizadores da série Concertos ao Meio-Dia.

 

Programa concerto inaugural

William Henry Squire (1871-1963): Danse Rustique – com Saulo Fernandes Demchuski Generoso, violoncelo e Nicolly Bernardo Teles, piano.

Ernesto Nazareth (1863-1934): Brejeiro – com Jordanna Andretto, piano.

Brasílio Itiberê da Cunha (1846-1973): A Sertaneja – com Helena Inoue, piano.

  1. Lorenzo Fernândez (1897-1948): Três Estudos em Forma de Sonatina – com Yuri Prieto, piano.

– Allegro com brio

– Moderato

– Allegro Scherzoso

Leo Brouwer (1939): Um dia de noviembre – com Carlos Diomezio, violão.

  1. S. Bach (1685-1750): Allegro BWV 998 – com Gabriel Pimenta, violão.

Domenico Scarlatti (1685-1757): Sonata em mi maior K.380 – com Flávio Apro, violão.

A série Concertos do Meio-Dia tem o apoio da UEM, Rádio UEM FM 106,9, Diretoria de Cultura da universidade, Secretaria Municipal de Cultura e do Centro de Ação Cultural (CAC).

 

Mais notícias de Maringá

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile