A exposição fotográfica As Árvores do Passeio Público de Maringá, que é realizada anualmente no hall da Câmara de Vereadores, abre nesta segunda-feira, 18, a edição 2025, porém vem diferente das demais edições, já traz somente trabalhos dos vencedores das oito edições anteriores;
A iniciativa une arte, meio ambiente e participação cidadã, além de demonstrar aspectos da arborização que muitas vezes passam despercebidos às pessoas, mesmo em pontos que a pessoa passa diariamente.
A exposição ficará no hall da Câmara por um mês e enquanto ela acontece estarão abertas as inscrições para a 9ª edição. Os interessados têm até o dia 21 de setembro para se inscrever, acessando o regulamento no site oficial da Câmara: Câmara Municipal de Maringá e clique no link: regulamento_concursoFotos2025.pdf
O concurso é voltado a fotógrafos amadores e profissionais de todas as idades e busca valorizar a natureza urbana e a sensibilidade artística dos maringaenses. Para o coordenador da Escola Legislativa da Câmara e organizador da exposição, Joaquim Neto, a iniciativa vai além da fotografia:
“Mais do que premiar boas imagens, este concurso estimula as pessoas a olharem com mais atenção para os espaços públicos da cidade. A exposição que montamos aqui na Câmara é uma forma de inspirar, lembrar da beleza do nosso Passeio Público e incentivar a população a participar ativamente da vida cultural da cidade”, explica Joaquim.
Além de fomentar a arte e a consciência ambiental, o projeto tem um papel educativo, ao integrar a atuação legislativa com ações culturais acessíveis à população.
Veja também