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Com Dia dos Pais chegando, comércio de rua em Maringá fica aberto hoje até as 21 horas

Por Luiz de Carvalho
9 de agosto de 2024
Dia dos Pais com boas vendas

Tanto nos shoppings quando nas lojas de rua as expectativas de boas vendas neste Dias dos Pais Foto: Fernando Frazão - ABR

maringaenses pretendem comemorar o Dia dos Pais com presentes
O comércio de Maringá já vive um período de melhores vendas com a aproximação do Dia dos Pais Foto: Arquivo

a um acordo firmado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá (Sincomar) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sivamar), o comércio de rua tem expediente estendido nesta sexta-feira, 9, e sábado que antecedem o Dia dos Pais, que será celebrado no segundo domingo de agosto, dia 11.

Assim, nesta sexta-feira as lojas permanecerão abertas até as 21 horas, um expediente com três horas a mais do que nos dias normais. No sábado, que normalmente o comérco fecha ao meio-dia, desta vez terá expediente até as 18 horas.

Segundo os lojistas, essa ampliação do horário de funcionamento é muito importante, porque dará tempo para que a pessoa saia do seu serviço e tenha tempo para as compras para presentes o pai ou os pais à sua volta. As pessoas podem, depois do serviço, ir em casa e só depois voltar para fazer as compras.

Nos shoppings, as lojas funcionarão das 10 às 22 horas nesta sexta-feira e no sábado. No domingo as lojas dos shoppings ficam abertas das 14 às 20 horas.

 

Dia dos pais deve movimentar R$ 7,7 bilhões

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2024 deverá alcançar R$ 7,7 bilhões. Se confirmada, a projeção representaria um avanço de 4,7% em relação à mesma data de 2023, já descontada a inflação. O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante em movimentação financeira do calendário do varejo brasileiro.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destaca a importância dessa data para o comércio. “Com a taxa de desemprego no menor patamar dos últimos 10 anos e sinais positivos para o consumo, esperamos que as vendas para esta data comemorativa aumentem significativamente”, afirma Tadros. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação está 7,1% da força de trabalho, o menor patamar para esse período desde 2014.

 

Roupas e perfumes lideram lista de presentes

De acordo com a estimativa da CNC, as lojas de vestuário deverão faturar R$ 3,07 bilhões com a data. Em seguida, devem vir as movimentações esperadas nos ramos de produtos de perfumaria e cosméticos (R$ 1,51 bilhão) e de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,19 bilhão). Somados, esses três segmentos devem responder por quase 75% das vendas totais no varejo com a data deste ano.

Regionalmente, São Paulo (R$ 2,321 bilhões), Minas Gerais (R$ 792 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 681 milhões) tendem a responder por quase metade (49,3%) da movimentação financeira esperada. Os Estados com maior aumento em relação ao ano passado são Bahia (aumento de 8,2%), Santa Catarina (crescimento de 5,7%) e Rio de Janeiro (incremento de 5,6%).

 

Preços sobem, mas menos que no ano passado

Ao contrário de 2021 e 2022, quando a cesta de bens e serviços relacionados a essa data acumulou aumentos de 8% e 8,4%, respectivamente, em 2023, o índice de referência do nível geral de preços desacelerou (5,3%). Essa tendência deve ser observada novamente em 2024, uma vez que a CNC projeta variação de 2,9%. Dos 13 grupos de itens analisados, quatro deverão estar mais baratos que no mesmo período de 2023, destacando-se televisores (queda de 3,1%), computadores pessoais (redução de 4,1%) e aparelhos telefônicos (diminuição de 9,4%). Por outro lado, livros (alta de 12,9%), bebidas alcoólicas (elevação de 10,1%) e alimentação fora do domicílio (crescimento de 4,8%) tendem a registrar as altas de preço mais expressivas.

Fabio Bentes, economista da CNC responsável pelas projeções, ressalta que “a queda dos preços de alguns itens importantes, como aparelhos eletrônicos, deve facilitar o consumo, mas os presentes mais clássicos como roupas e perfumes devem continuar sendo os preferidos”, afirma.

Maior contratação temporária em uma década

O avanço nas vendas também deverá implicar aumento das contratações de trabalhadores temporários neste ano. A CNC projeta oferta de 10,47 mil vagas temporárias no varejo para atender à demanda sazonal das vendas voltadas para o Dia dos Pais de 2024. Se confirmado, esse seria o maior contingente de trabalhadores temporários contratados dos últimos 10 anos.

Hiper e supermercados (4,97 mil), lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (1,73 mil) e o ramo de vestuário (1,68 mil) são os que mais devem apostar na contratação de temporários. O salário de admissão deverá ficar em R$ 1,7 mil, na média do varejo, uma elevação de 4,7% em termos nominais, na comparação com o mesmo período do ano passado. A CNC projeta, ainda, uma taxa de efetivação de 9% após o Dia dos Pais deste ano, o maior percentual desde 2021 (16%).

 

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Tags: comércio de ruaDestaquehorário estendidoVenda do Dia dos Pais

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