Conheça os morangos famosos de Seo Zé

Plantações desde 1997, o agricultor José Garcia Jodar conta que a produção tornou-se a grande paixão da família

WhatsApp Image 2021 09 16 at 09.09.53 1

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Em meio a tantas barracas que existem na Feira dos Orgânicos, em Maringá, há uma que embeleza mais que as outras e tem o poder de chamar a atenção pela singela beleza de morangos. A barraca do agricultor José Garcia Jodar, morador de Nova Esperança, é muito conhecida pelo lindo trabalho de produção.

“Comecei a plantar os primeiros morangos em 1997. Quando iniciei, era somente para o consumo da família para evitar os agrotóxicos que colocam na fruta ao comprar na cidade”, conta o agricultor José Garcia Jodar.

O morango é também uma fruta rica em benefícios para a saúde, ela tem o poder de combater o envelhecimento da pele, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a capacidade mental, prevenir o câncer e a combater inflamações.

Seo Zé conta que a família pegou o gosto pelo trabalho e planta até hoje. “Tivemos um intervalo de anos em que paramos de plantar devido à mão de obra que o morango requer, porque plantávamos muitas verduras folhosas também”, disse.

Garcia revela que os primeiros morangos foram importados diretamente do Chile, considerados entre os melhores em sanidade do mundo. O local é ideal para o desenvolvimento das plantas em todas as etapas, inclusive para que sejam cumpridas no campo as exigências de frio necessárias para uma boa produção.

“Começamos a importar do Chile pela grande produção existente lá e pela fama que o local tem de produzir lindos morangos e grandes até, mas devido ao preço expressivo, começamos a produzir nossas próprias mudas e não paramos mais”, relata.

A Feira de orgânicos também é realizada nas terças-feiras, das 16h às 20h, e aos domingos das 7h às 13h, na Rua Vasco da Gama, na praça dos fundos do Cemitério Municipal. O consumidor que prefere comprar verduras, legumes, frutas e demais alimentos orgânicos, direto do produtor, pode optar pela barraca de Seo Zé. “Estou na feira toda terça e domingo. Este ano tivemos muitas perdas de alimentos na última geada como, mamão e berinjela. Infelizmente acontecem essas coisas, mas temos saúde e continuamos na luta”, conta.

PAIXÃO. O agricultor José Garcia Jodar conta que a produção de morangos se tornou a paixão de
toda a família. —FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Seo José explica o quão gratificante é ver o trabalho de anos dando certo e as pessoas elogiarem as frutas ao consumir. “Eu fico muito grato em ver as pessoas comprando, elogiando, dá mais força para continuar e seguir em frente”, disse.

Segundo informações da HF Brasil, o retorno financeiro é distinto nos meses de colheita: nos primeiros períodos, os preços são bastante elevados, mas, no final da temporada, chegam a ficar inferiores ao custo de produção. Ainda assim, os preços nos primeiros meses compensariam a forte queda no encerramento da safra. Por ser uma cultura com custos altos, a contratação de um grande

número de funcionários se torna pouco vantajosa devido às legislações trabalhistas, o que favorece a agricultura familiar. “Esse ano, o custo de produção nosso subiu muito, temos produtos que em média ficaram 70% mais caro, então está difícil produzir e pensamos sempre no consumidor, em deixar um preço que seja acessível tanto para ele quanto para nós”, afirma. Produtores também consideram que um bom preço médio ao longo da safra é um desafio, dadas as variações expressivas nos preços. Lidar com o clima é cada vez mais difícil, principalmente pelo fato de o morango ser bastante sensível.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile