A substituição do delegado Rodolfo Vieira, que assumiu recentemente a titularidade da delegacia da mulher e do adolescente, pela delegada Karen Nascimento também resultou em nota de repúdio dos conselheiros tutelares de Maringá.
O órgão municipal alega que desde 2018 a delegada Karen está à frente da delegacia da mulher e do adolescente (Nucria), alcançando um bom desempenho, além de ter uma parceria com os conselheiros. “A simples menção à substituição, instala crise institucional, com reflexos em toda a sociedade que confia e aprova o trabalho de combate ao crime contra crianças e adolescentes”, disse a nota.
Ainda de acordo com a nota o problema não reside nos nomes de quem está na direção ou de quem vai ocupá-la. É a troca de um profissional experiente e com sensibilidade para atender as vítimas que ainda são crianças. Ao ceder às manifestações de um grupo acaba prejudicando outro, que neste caso são as crianças, que têm proteção especial perante a constituição federal.
E destaca “o conselho tutelar, assim como, a sociedade maringaense através de diversos órgãos reitera o desejo de que a dra. Karen Friendrich permaneça como titular do NUCRIA. Somente tal medida irá garantir a continuidade do trabalho de qualidade prestado à infância e adolescência da cidade de Maringá e Região Metropolitana.