Conselhos de saúde vão realizar pesquisa para descobrir quantos profissionais ativos ainda não receberam a vacina em Maringá

Conselhos de saúde vão realizar pesquisa para descobrir quantos profissionais ativos ainda não receberam a vacina em Maringá

Foto: Prefeitura de Maringá

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Prefeitura de Maringá por meio da Secretaria de Saúde e a 15ª Regional de Saúde, se reuniram com representantes dos conselhos de diferentes segmentos da saúde para debater a respeito da imunização dos profissionais da área. Os conselhos se comprometeram a fazer uma pesquisa da quantia precisa dos profissionais ativos que ainda não receberam a vacina.

Com a lista, a prefeitura e a 15ª Regional vão fortalecer a solicitação ao Governo Federal para o envio de imunizantes segundo a realidade da cidade. A secretaria e a 15ª Regional estão desde janeiro conversando com a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, buscando solucionar uma desigualdade no número de profissionais entre os cadastros do Governo Federal e do Município.

O Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde revela que Maringá tem 15 mil profissionais no setor. O CNES Maringá indica 17 mil. Porém, perante o crescimento da área, com diversos cursos como Medicina, Enfermagem, Odontologia e Biomedicina, entre outros, a Secretaria Municipal de Saúde considera que existam mais que 17 mil trabalhadores. A imigração de profissionais para a cidade tem sido muito vasta, sobretudo no pós-covid.

Escalonamento da imunização

Seguindo o escalonamento da imunização, os trabalhadores da saúde estão sendo vacinados conforme a atividade na linha de frente do coronavírus e pela idade. Pelo CNES do Ministério da Saúde, faltam apenas 3% de profissionais da saúde para serem imunizados. Desse modo, o Ministério deve enviar aproximadamente 450 doses para este público, isto é, vai faltar vacina para os profissionais de saúde ainda não imunizados.

Pouco antes da reunião com as entidades, o secretário da Saúde, Marcelo Puzzi, se reuniu com a Promotora de Justiça da Saúde para abordar sobre alinhamentos legais para concluir a vacinação dos profissionais da saúde. As doses restantes no final do dia de imunização vinham sendo utilizadas especialmente nos doentes acamados, público hoje bastante limitado, o que impede a logística de vacinação neste caso. No decorrer do encontro foram discutidas oportunidades de uso destas doses de vacina alternativas.

Participaram da reunião o vice-prefeito Edson Scabora; secretário da Saúde, Marcelo Puzzi; Chefe da Coordenadoria de Assuntos Políticos do Governo do Estado, Eduardo Pina; e os representantes de conselhos Rafael Bayout Padial, Farmácia; Marcelo Amaral, Odontologia; Anderson Pereira e Daiane Camacho, Biomedicina; Ana Paula Faria, Enfermagem; Rafael Ribeiro Mori, CRM; e Luciano Pacheco, Fisioterapia. Também estiveram presentes Bruno Fontes, superintendente da secretaria de Saúde; Edlene Goes, coordenadora da Sala de Vacina do Município e Clicie Arrias Fabre, diretora de Assistência à Saúde.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile