A prefeitura de Maringá está convocando os 35 candidatos aprovados no último concurso público para admissão de agentes para a Guarda Civil Municipal (GCM). Assim que passarem por treinamento e forem empossados os novos guardas, o efitivo da GCM terá um aumento de 21%, chegando a 200 integrantes.
A convocação foi anunciada nesta quinta-feira, 20, pelo prefeito Silvio Barros (PP), que disse que o chamamento dos novos guardas foi uma promessa de campanha e começou a ser preparado desde o primeiro dia de sua administração.
“A legislação atual prevê que a Guarda Civil Municipal tenha 200 agentes, mas ela nunca teve. Assumimos esse compromisso com os maringaenses, de que contrataríamos o que estava faltando, e hoje estamos cumprindo com a convocação dos 35 agentes aprovados em concurso”, afirmou o prefeito. De acordo com ele, além das ações já realizadas pela Operação Maringá Mais Segura e a criação dos módulos descentralizados da Guardal, o município trabalha para implantação de outras estratégias, como a criação da Muralha Digital, que reduziu significativamente as ocorrências na área de segurança nas cidades em que foi implantada.
O secretário municipal de Segurança Pública, Delegado Luiz Alves, afirmou que os novos agentes vão passar por treinamento e em breve estarão nas ruas reforçando o trabalho da corporação para garantir a segurança da população maringaense.
O deputado Delegado Jacovós (PL) estava presente durante a solenidade em que a convocação foi anunciada. Ele se colocou à disposição da administração municipal para melhorar a segurança em Maringá.
Veja também