A etapa de Maringá da Copa Paranaense de Balonismo, que colocaria dezenas de balões nos céus de Maringá na sexta-feira, sábado e domingo da próxima semana, dias 4, 5 e 6, não obteve autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e não poderá ser realizada.
O evento, que traria a Maringá, apaixonados por balonismo de diferentes regiões e variados modelos de balões, teria sua concentração no Jardim Eurogarden, área do antigo aeroporto de Maringá, mesma região em que vai acontecer no mesmo período mais uma edição da Festa da Canção.
A negativa da Anac aconteceu quando a organização do evento já encontrava-se adiantada. A agência reguladora que tem a responsabilidade de normatizar e supervisionar a atividade de aviação civil no Brasil, depois de analisar todos os protocolos do evento, concluiu que a realização estava prevista para uma área densamente povoada, colocando em risco tanto os ocupantes dos balões quanto pessoas e imóveis no solo.
A etapa da Copa de Balonismo contava com apoio da prefeitura de Maringá e por enquanto ainda não foi informado se ela poderá acontecer em outro momento e outra região da cidade.
Veja também