Apenas cinco meses após a última mudança no 3º Comando Regional da Polícia Militar (3º CRPM), o comandante, coronel André Cristiano Dorecki, foi substituído nesta quinta-feira, 5, pelo tenente-coronel Carlos Alberto Rocha. A troca de comando foi prestigiada por autoridades, entre elas o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
A troca de comando aconteceu na manhã desta quinta-feira, 5, no auditório do Sicredi Dexis, mesmo local em que ocorreu a troca anterior, quando o coronel Dorecki assumiu, em março.
“É uma troca natural com a aposentadoria do coronel Dorecki. Temos uma força direcionada aqui para a região noroeste, em especial para Maringá e Sarandi, para diminuir o número de homicídios. Já diminuímos muito com a Operação Cidade Segura, que apresentou uma redução de 33% em comparação com o ano passado. Mas pretendemos reduzir mais, principalmente crimes contra a mulher, estupro e homicídios”, afirmou o secretário Hudson.
Durante a solenidade, o coronel André Cristiano Dorecki fez um discurso de agradecimento, relembrando sua trajetória e os feitos alcançados durante sua gestão. “Foram 35 anos de polícia. Consegui atingir as metas profissionais e espero ainda poder contribuir com a nossa sociedade, principalmente aqui na região noroeste, da melhor forma possível”, disse.
Ao lado de sua família e de seu filho, tenente Dorecki, ele recebeu diversas homenagens, incluindo a entrega da bandeira e da medalha do 3º CRPM, bem como um livro que retrata toda sua história e contribuições para a Polícia Militar do Paraná (PMPR).
3º COMANDO REGIONAL – Criado em 13 de outubro de 2010 pelo Decreto Estadual nº 8.530, o 3º CRPM tem sede em Maringá e atua como um escalão intermediário de comando, subordinado ao subcomando-geral da PMPR. O comando regional tem desempenhado um papel crucial na gestão da segurança pública no noroeste paranaense, promovendo a redução dos índices criminais e aprimorando a percepção de segurança na região.
O 3º CRPM é responsável por coordenar e apoiar as Unidades Policiais de área, abrangendo 116 municípios no noroeste do estado. As unidades subordinadas incluem o 4º BPM, 8º BPM, 7º BPM, 11º BPM, 25º BPM, 3ª CIPM, 5ª CIPM e 9ª CIPM. Essas unidades desempenham um papel vital na manutenção da ordem e na segurança da comunidade local.
O tenente-coronel Carlos Alberto Rocha assume o comando com a missão de dar continuidade ao trabalho realizado e de enfrentar novos desafios para garantir a segurança e a ordem pública na região. “Meu desafio é manter o padrão que o coronel Dorecki vinha desempenhando aqui na região noroeste e tentar aperfeiçoar o que for possível. Quero conhecer as características e particularidades das nove unidades subordinadas e dos 116 municípios. Espero que aquilo que aprendi nas demais unidades que eu passei possam me ajudar a fazer um grande trabalho aqui no 3º Comando Regional”, ressaltou.
PRESENÇAS – A solenidade contou com a presença de diversas autoridades militares e representantes da sociedade civil, entre elas o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva; o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), coronel Sérgio Augusto Silva; o comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Anderson Puglia; o diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, coronel Dalton Gean Perovano; e o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, o diretor de Pessoal da PMPR e o coronel Paulo Roberto Lima.
Veja também