Cozinhar é uma terapia

Cozinhar é uma terapia

Foto: Chef Gourmet Maringá

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Pessoas que passam por momentos de estresse e ansiedade estão cada vez mais buscando alternativas para fugirem desses problemas. Algumas buscam a área musical, outras gostam mais de esportes e tem aquelas que preferem se aventurar na cozinha, criando refeições diferentes com sabores diversos, para serem degustados pela família e amigos.

Sim, realmente existe uma relação emocional entre quem cozinha e o preparo da comida. A partir do momento que o (a) cozinheiro (a) escolhe o prato irá fazer, ele irá definir a lista de ingredientes, realizar a compra dos produtos, higienizar os alimentos e depois irá prepará-los. Deste modo a culinária acaba tornando-se um recurso terapêutico muito importante, pois na hora de cozinhar ele se desliga dos problemas, e se dedica no preparo do alimento, utilizando também a criatividade durante a produção.

A gastronomia que também tem benefícios como terapia, também é desenvolvida na Escola de Gastronomia Chef Gourmet Maringá, para que os alunos possam melhorar as habilidades sociais, a memória, amenizar o estresse e ainda ter uma relação boa com a comida. “Com amplos benefícios, a Gastronomia Terapêutica ensina a apreciar cada etapa do preparo, aprendendo e absorvendo tudo enquanto estiver cozinhando, essa é uma forma excelente de relaxamento e terapia”, explicou o professor e diretor da Chef Gourmet Maringá, André Stein.

Para a terapeuta Emilena Silva, a cozinha é uma grande aliada ao processo terapêutico. “Quando você trabalha com essa criatividade, com essa sociabilidade, o nível psicológico de positividade é muito maior”, ressaltou. Segundo ela, quando um aluno consegue ver o prato que apresentou, que ele está aprendendo a cozinhar e conviver com os demais colegas,  já é um proveito e uma grande mudança na vida dele.

O aluno Jonathas Matheus Teodoro buscou um dos cursos da instituição, que o ajudou a enfrentar momentos difíceis, inclusive o da pandemia do coronavírus – Foto: divulgação/ Chef Gourmet Maringá

Um dos alunos da Escola Chef Gourmet Maringá é Jonathas Matheus Teodoro. Ele no momento está desempregado, mas está se qualificando para poder voltar ao mercado de trabalho. O aluno nos conta que a gastronomia o ajudou a enfrentar momentos muito difíceis, inclusive na pandemia, até que decidiu fazer um curso na instituição e desde a primeira aula está aprendendo várias técnicas. “Aqui você pode chegar sem saber nada, o Chef dá toda a explicação que a gente precisa”, revelou.  Para ele é bem tranquilo estudar na escola e não é preciso ter medo por não conhecer ou não saber fazer os pratos: “Aqui tem toda uma estrutura que precisamos e eles te passam tudo como funciona”, finalizou.

“Nós temos vários outros alunos e entendemos esse lado da gastronomia como terapia, inclusive temos um aluno de Sommelier para vinhos e também temos uma outra aluna que se formou no curso de Bartender e eram pessoas que nos procuraram como terapia. Nós ficamos muito felizes porque além de realizar sonhos, nós entendemos também que a gente pode evoluir e melhorar a vida das pessoas de uma forma em geral, e isso é muito gratificante para nós professores e toda a instituição”, reforçou o diretor André Stein.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (44) 3305-9600 ou pelo Instagram @chefgourmet.maringa. A Chef Gourmet Maringá está localizada na Avenida Humaitá, 572 – Zona 4.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile