Durante evento de Governança do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) na Regional Maringá, foi eleita a nova coordenação do CreaJr-PR, programa cujo objetivo é promover a relação participativa entre o Conselho e os estudantes de cursos que formam profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea.
Como coordenadora da Comissão Acadêmica Regional (CAR), foi eleita Larissa dos Santos Soares, aluna do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para o posto de suplente, foi eleito o discente do Curso de Engenharia de Alimentos, também da UEM, Marcos Antônio Matiucci. O mandato começa a partir de 2024.
A decisão foi por critério de desempate, já que Larissa, Marcos e Diego Bristot, do Curso de Tecnologia em Automação Industrial, da Unicesumar, somaram o mesmo número de votos – cada um com três votos finais. O processo contou com a presença das Instituições de Ensino de Maringá e Região: UniFatecie, Feitep, Uningá, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unipar, Unicesumar e UEM.
Segundo Larissa, o foco será fortalecer a parceria entre alunos, Instituições de Ensino, Entidades de Classe e o Crea-PR. “O objetivo é trabalharmos juntos para trazermos benefícios para todos. É importante firmar laços dentro da universidade, mostrar como funciona o Sistema Confea/Crea e sua importância como um órgão que regula e estimula a excelência de profissionais, colaborando para uma sociedade mais segura”, comenta.
Matiucci ressalta que o Crea-Jr promove networking com estudantes de várias Engenharias de instituições espalhadas pelo Estado, bem como com profissionais, agregando conhecimento e abrindo as portas para o mercado de trabalho. “Além de aprender mais sobre as diretrizes do Conselho e me desenvolver profissionalmente, por sermos de cursos diferentes, poderemos alcançar uma quantidade maior de alunos com ações em áreas distintas, a exemplo das Ciências Agrárias”, acrescenta.
De acordo com a gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Viviani Hannebauer, um forte viés do Programa é o desenvolvimento de lideranças, o que já vem apresentando resultados. Mostra disso são ex-membros do CreaJr-PR integrando o quadro colaborativo do Conselho, desempenhando funções como a de Inspetor, de Conselheiro e de membro de Entidades de Classe ou de Sindicatos de suas categorias. “O CreaJr-PR visa a aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do Sistema Profissional e viabilizar o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização, incentivando os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável”, finaliza.