Viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, o curta-metragem “Livre” marca a estreia do jovem roteirista e diretor Lucas Nunes, 20 anos, no circuito profissional do audiovisual. O filme é protagonizado por Kênia Bergo.
A primeira exibição será na A Toca Espaço Cultural, mesmo local que serviu de locação para as filmagens, realizadas no carnaval deste ano. Ao todo, serão cinco exibições gratuitas e com classificação indicativa livre.
Malu, uma jovem que acaba de se mudar, planeja uma viagem para reencontrar um amor distante. Durante o processo, ela enfrenta as dificuldades de perseguir seus sonhos perante a falta de dinheiro. As coisas ficam literalmente mais “apertadas” conforme Malu vai alterando os custos do orçamento, na tentativa de encaixar todas as despesas. Apesar de um cartaz na parede ostentar a frase: “Você é livre para ir e vir, onde quer que você esteja, as suas escolhas nunca deixarão de existir”. Na vida real, não é bem assim que funciona.
Para Nunes, o curta tem um caráter filosófico e existencial e foi um jeito de expressar um sentimento comum: a dificuldade financeira de realizar sonhos, como viagens, reformas, compras, etc. “Parece que, quanto mais a gente tenta investir nessas coisas, outras coisas faltam, o cobertor é curto. A ideia do roteiro surgiu da necessidade de falar sobre como a falta de dinheiro pode ser limitante, principalmente entre os jovens”, diz. Dessa ideia simples, surgiu um roteiro ousado.
Equipe
Para conseguir executar o projeto, Nunes se cercou de uma equipe experiente, como Thayse Fernandes, que fez a assistência de direção; Felipe Halison, que assina a direção de fotografia e Rachel Coelho, responsável pela direção de produção. Somado a isso, buscou possibilitar experiência a outros jovens iniciantes na área, que tiveram a oportunidade de executar pela primeira vez funções do audiovisual, ao lado de pessoas que já tem trabalhado na área.
O resultado pode ser conferido em cinco exibições. Em alguns dias, o filme será exibido com outros curtas, entre eles o “Um curto espaço no tempo”, da Cosmos Filmes, contemplado no mesmo edital. Depois, “Livre” será disponibilizado no YouTube, no canal da Delfos Audiovisual, empresa mantida por Nunes desde 2018.
Serviço
“Livre” (Brasil / 2024, 12’28” min)
Estreia dia 8 de junho* de 2024, às 19h30, na A Toca Espaço Cultural (Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 3625)
Próximas exibições, sempre gratuitas:
Dia 10 de junho, às 19h, no Auditório Dona Etelvina, na Unicesumar;
Dia 12 de junho, às 19h30, no Cine UEM, no Auditório da Biblioteca Central da UEM;
Dia 18 de junho, às 20h, no Teatro Barracão; Dia 27 de junho, às 20h, no Teatro Reviver Magó.
*Nesses dias estão programados para serem exibidos outros curtas, entre eles “Um curto espaço no tempo”, da Cosmos Filmes, com direção de Thayse Fernandes e também viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti.
Ficha Técnica
Roteiro, Montagem e Direção: Lucas Nunes
Assistência de Direção: Thayse Fernandes
2ª Assistente de Direção: Karla Oliveira
Direção de Fotografia e Câmera: Felipe Halison
Direção de Arte: Milton Junior
Direção de Produção e Produção Executiva: Rachel Coelho
1ª Assistente de Arte: Naju Campos
2ª Assistente de Arte e Gaffer: Lucas Roman Bulgarão (Bulga)
1º Assistente de Câmera: Leonardo Oliveira
Figurino e Maquiagem: Nicolle Nickel
Som direto: Gabriel Gregório
Trilha Sonora Original e Mixagem de Áudio: Otto Scheller
Identidade visual: Delfos Audiovisual
Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Fotografia de Making of: Juliana Linhares
Estrelando: Kênia Bergo
Agradecimentos: IDX Pro, Bruno Gomez, A Toca Espaço Cultural.
Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n° 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti
Com informações de assessoria