Em visita à Maringá em fevereiro deste ano, o governador Ratinho Júnior, anunciou que as obras do Contorno do Sul serão de pavimento rígido, ou seja, em concreto. A notícia foi dada durante o evento de lançamento das obras de expansão da rede de gás canalizado em Maringá.
O governador garantiu que apoiará a realização da obra do Contorno Sul, que será de grande importância para a mobilidade de Maringá e região. O Contorno Sul é uma artéria que corta a cidade e liga as principais rodovias da região. A obra de duplicação vai trazer mais segurança e fluidez no trânsito, solucionando um problema histórico.
A utilização do pavimento rígido na obra garantirá maior durabilidade das pistas. Será o primeiro pavimento rígido urbano nessas condições do Paraná. “O concreto tem a vantagem de ser mais durável, principalmente em trechos com grande aceleração e desaceleração de veículos pesados”, destaca o secretário de Obras Públicas, Artur Tunes.
A Prefeitura de Maringá informa que está realizando estudos e levantamentos sobre a via (incluindo levantamento cadastral e topográfico sobre os terrenos e imóveis de toda a extensão da via). Além disso, o município verifica a possibilidade de mudanças nas torres de energia da Copel e Eletrosul, para que as obras sejam realizadas. Os valores e prazos serão definidos após os levantamentos preliminares.
R$ 52 milhões
Em recente entrevista à CBN Maringá, o deputado federal Ricardo Barros (PP) anunciou que o projeto de lei orçamentária de 2025, aprovado pelo Congresso Nacional, garantiu o aporte de R$ 52 milhões para a obra do Contorno Sul Metropolitano de Maringá.
Ele destacou que os projetos para as obras de arte, como viadutos, já foram autorizados e que a ordem de serviço para o início das obras poderá ser dada em breve, quando o Ministro dos Transportes, Renan Filho, vier a Maringá.
O deputado destacou a importância desse tipo de projeto de longo prazo. “Esses projetos levam anos e exigem perseverança. O Codem nos ajuda a manter a cidade focada, independentemente da alternância de poder. Estamos pedindo ao Ministério da Infraestrutura que autorize o início das obras pelos viadutos, enquanto outras partes do projeto continuam em análise”, explicou Barros.
Ricardo Barros também ressaltou a importância estratégica do Contorno Sul Metropolitano para Maringá. A obra, que teve início em 2009, busca não apenas melhorar o tráfego na região, mas também criar novas áreas para o desenvolvimento econômico da cidade. “Essa obra é fundamental para salvar vidas e impulsionar novos parques industriais ao redor do contorno”, salientou.
Entenda
O projeto do Contorno Sul Metropolitano é uma área com 33 km de extensão, ligando os municípios de Maringá, Paiçandu, Sarandi e Marialva. A obra tem como objetivo desviar o tráfego de caminhões e veículos pesados da área urbana, melhorando a segurança e fluidez do trânsito.