Decreto de Maringá será adiado por uma semana

Decreto de Maringá é prolongado por mais uma semana

Foto: Prefeitura de Maringá

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Comissão de Enfrentamento da Pandemia definiu ontem em uma reunião com o prefeito de Maringá Ulisses Maia, vice Edson Scabora, e vários secretários, além do presidente da Câmara Municipal, Mario Hossokawa, e a Promotora de Justiça, Michele Nader, que hoje será editado um novo decreto, que irá prolongar o atual com pequenas modificações. O decreto 710/2021 será adiado por mais uma semana, até as cinco horas da manhã do dia 13 de abril. Existirá duas modificações. A Prefeitura vai seguir o Superior Tribunal Federal que determinou a abertura de templos e igrejas com 25% da capacidade para público presencial.

Outra mudança é a liberação de uso das academias em condomínios e clubes sociais com agendamento prévio e uso de 30% da capacidade do local, sem contar as leis de segurança indispensáveis para manter o distanciamento social, disponibilidade de álcool em gel e uso de máscara.

A manutenção do decreto é uma norma essencial para garantir que o quadro de contenção dos números negativos da pandemia seja mantido. A conclusão é que as atuais leis para garantir o distanciamento social na cidade têm alcançado resultados positivos, com a redução de casos positivados. O principal problema hoje é a lotação das UTIs, sobretudo, por causa do aumento no tempo de internação dos pacientes.

Boa parte dos internados são por pessoas entre 30 e 50 anos que têm resistência maior, portanto, permanecem mais tempo internados. Outra preocupação da Secretaria de Saúde é com a capacidade de crescimento na transmissão devido a festas familiares durante a Semana Santa.

“A diminuição na incidência de casos positivos mostra que estamos no caminho certo. Mas, não podemos flexibilizar as medidas neste momento. A gravidade da covid-19 está mais que provada e necessitamos contar com a compreensão de todos, população, empresários e sociedade civil organizada, para nos unirmos nos cuidados e vencermos juntos esta batalha”, ressalta o prefeito Ulisses Maia.

O Comitê de Enfrentamento discutiu extremamente as dificuldades vividas pela área produtiva do município. O conceito é que se o andamento de queda de novos casos continuar e se houver melhora na ocupação de leitos de UTI, na próxima semana a prefeitura poderá tornar algumas normas menos rígidas.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile