O vereador Delegado Luiz Alves (PL), reeleito com a segunda maior votação para a Câmara na eleição deste ano, com 5.488 votos, foi anunciado pelo prefeito eleito Silvio Barros (PP), na manhã desta segunda-feira, 28, como secretário municipal de Segurança Pública a partir de 1º de janeiro, acumulando nos dois primeiros quatro meses também a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)
A escolha de Alves é parte da cota do PL, partido da vice-prefeita eleita Sandra Jacovós e do acordo para que o partido fizesse parte da coligação em torno da candidatura de Silvio Barros.
O fato de ele acumular duas secretarias pode ser mais um sinal de que o prefeito eleito pretende reduzir o número de secretarias da prefeitura. Outra pretensão de se reduzir a quantidade de secretarias foi mostrada na escolha de Vagner Mussio, que vai acumular duas secretarias e mais a coordenaçãoo da Defesa Civil Municipal.
Delegado Luiz Alves agradeceu a confiança do prefeito eleito e de seu partido, prometendo que dará o seu melhor para resolver as questões da Segurança Pública e Mobiidade Urbana.
Com a escolha de Alves para o primeiro escalão da prefeitura, a vaga dele na Câmara será ocupada pelo primeiro suplente Leandro Bravin, colocando assim dois filhos do vereador Belino Bravin na mesma legislatura. É a primeira vez que isto acontece na história de Maringá.
Saiba mais sobre Delegado Luiz Alves
Luiz Alves da Silva Alves é carioca, tem 44 anos, é delegado pela Polícia Civil do Estado do Paraná (PC-PR) há 10 anos. Ele é graduado em Direito pela Universidade Salgado Oliveira, especialista em Direito Eleitoral, pelo Instituto Universitário Cândido Mendes, e em Análise Estratégica da Segurança, pela Escola Superior da Polícia Civil do Paraná.
Atuou como delegado no Mato Grosso do Sul, em 2014, e como inspetor de polícia no Rio de Janeiro, entre 2002 e 2005. Na gestão pública, ainda soma experiência como técnico judiciário pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), onde trabalhou entre 2005 e 2014.
“Agora, o desafio é colocar essa experiência a favor da população maringaense, não mais como delegado, mas como secretário. Estou bastante disposto e confiante na gestão do Silvio Barros, a quem agradeço imensamente pelo convite e pela confiança”, ressaltou o delegado. “Sempre priorizei o trabalho integrado com as demais forças de segurança, incluindo a Guarda Municipal. E é com a mesma visão de cooperação, de funcionalidade, que vou assumir ambas as responsabilidades.”
Alves foi eleito vereador em 2020, pelo Republicanos, com 2.000 votos. Na Câmara Municipal de Maringá, ocupa a segunda vice-presidência e atua como corregedor, além de presidir a Comissão Extraordinária de Segurança.