Com 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas, acontece neste sábado em Maringá o Dia de Vacinação, uma ação para atualizar o cartão de vacinas da população em geral, nas estratégias de vacinação de rotina e das campanhas nacionais. O foco principal está no reforço da vacina bivalente, contra a covid-19, e contra a gripe.
O Dia D está acontecendo em todo o Paraná e em vários outros Estados, mas em Maringá a Secretaria Municipal de Saúde aproveita para promover o seu já tradicional Espaço Saúde, disponibilizando à população vários serviços, como coleta do exame preventivo de colo de útero, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre saúde bucal e sobre controle da dengue.
Para receber o imunizante é necessário apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação.
Na UBS da Zona 7, haverá mais uma edição da Moeda Verde, em que moradores podem trocar produtos recicláveis por frutas e verduras em feiras.
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca a importância das ações conjuntas. “Queremos facilitar o acesso dos serviços para as pessoas que precisam de algum atendimento em saúde ou atualizar a carteira de vacinação e que, por conta da rotina do dia a dia, não conseguem ir até a UBS. Com o Espaço Saúde e o Dia D, garantimos a imunização em todas as etapas e também otimizamos o atendimento nas 34 UBSs”.
Imóveis fechados durante a semana são vistoriados
Ao mesmo tempo em que equipes de saúde mantém as UBSs abertas para vacinação e outros serviços, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) também estarão nas ruas para realizar um mutirão contra a dengue nos bairros de Maringá. A mobilização vai priorizar imóveis fechados durante a semana para intensificar as inspeções e a eliminação dos focos de dengue.
Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) vão orientar a comunidade sobre a dengue e as atividades realizadas nas UBS. “As áreas escolhidas para a ação são aquelas com maior números de casos e histórico de alto índice predial”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.