Começou às 8 horas e prossegue até as 17 a bênção a veículos e condutores na comemoração do Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, em frente à Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Maringá. A bênção acontece também em outras paróquias, mas só na frente da Catedral a previsão é de que será aspergida água benta em cerca de 12 mil veículos.
Este domingo, 25 de julho, é Dia de São Cristóvão e as homenagens ao santo acontecem em todo o mundo ocidental. Cristóvão é um dos santos mais venerados da igreja católica, embora a própria igreja saiba muito pouco sobre ele. O que se sabe é que existem várias lendas sobre o santo, não avalizadas pela igreja.
A bênção do dia de São Cristóvão acontece em praticamente todo o mundo ocidental, mas em Maringá tornou-se uma tradição desde o início da cidade e hoje é destacada como uma das maiores do Brasil, alusiva a data.
Devido à pandemia de coronavírus há um ano e meio, as empresas do ramo dos transportes, como transportadoras, cooperativas de motoristas, empresas de ônibus e postos de combustíveis, não têm como fazer festas para homenagear seus profissionais, como geralmente ocorre nesta data. Portanto, a bênção a veículos e condutores – motoristas, motociclistas e ciclistas – será o único evento alusivo à data.