Dia do estagiário destaca a importância de oportunidades

Esta data traz a tona a valorização e os direitos dos estudantes

Dia do estagiário destaca a importância de oportunidades

O Dia do Estagiário marcou a publicação do decreto  nº 87.497, que regulamentou o estágio no País, em 1982. Celebrado nesta quarta-feira, 18, desde 2008, essa atividade passou a ter regras definidas por uma lei específica, que torna obrigatório o pagamento de bolsa e auxílio-transporte, limitando a jornada semanal, e garantindo 30 dias de férias por ano, entre outros direitos.

Os estudantes estagiam lidam com uma jornada dupla, já que precisam dar conta das tarefas da vida acadêmica e das responsabilidades do emprego. O estudante do curso de Produção Multimídia, Alan Souza diz que o estágio é bom, pois além de experiência na área profissional complementa os conhecimentos intelectuais.

“Creio que ajuda e muito nas aulas. Temos matérias que lidamos com o poder do marketing em se reinventar e do mercado se modernizar, isso foram umas das partes que mais me cativou”, diz.

Uma das partes mais importantes do estágio é o fato de mostrar a realidade da profissão, deixando claros aspectos práticos que não são tratados na vida acadêmica. FOTO-REPRODUÇÃO

Em muitos casos, o estagiário sempre acaba assumindo o papel de “faz tudo” em uma empresa. Como ele tem muita sede em aprender, abraçam todas as tarefas que são destinadas. Atuando hoje em dia em uma empresa que faz vendas e reparos de ferramentas, o estudante Alan Souza ressalta o estagiário de hoje não é aquela figura antes conhecida por trazer cafezinho ou tirar xérox. O estágio é um período de prática e aprendizagem profissional ligada à área de estudo do aluno. Ao mesmo tempo em que ganha experiência, o estudante contribui com as instituições onde atua.

A estudante do curso de Psicologia Amanda Magnesi está no 4º semestre do 2º ano, ela diz que a escolha da faculdade abrange não apenas os indivíduos que passam por algum sofrimento psíquico, mas também ajuda a entender os variados tipos de comportamentos e porquê perpetuam em na sociedade.

“Nos ajuda também a entender o contexto sociocultural do nosso país e como isso influencia diretamente em cada um, possibilitando então acolher e melhor orientar em diversas situações. Amo a Psicologia, pois é onde todos têm a liberdade de falar abertamente sobre as dores, opiniões e escolhas sem preconceito e julgamentos”, disse.

Amanda conta que durante o começo do curso as áreas que mais se identificou foram à psicanálise e análise do comportamento. “Vejo as duas como uma junção. Todos têm lembranças do passado que influenciam no nosso comportamento hoje, e sempre vai existir algo que reforça esse comportamento a continuar existindo”, afirma.

O estágio é a primeira experiência e um momento muito importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. … Além disso, o programa de estágio permite a troca de experiências com os funcionários de uma empresa, bem como o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias.

A estudante de psicologia Amanda conta que atualmente está na área organizacional, lidando direto com o público de motoristas de uma transportadora, realizando o processo admissional e também acompanhamento periódico com a intenção de observar de perto as possíveis frustrações e descontentamento desse público citado.

Uma das partes mais importantes do estágio é o fato de mostrar a realidade da profissão, deixando claros aspectos práticos que não são tratados na vida acadêmica. Além disso, durante o período em que se é estagiário, é possível compreender melhor as áreas de atuação da própria profissão e, assim, exercitar o autoconhecimento e seguir o caminho profissional que mais tem a ver com o próprio perfil.

Sair da versão mobile