A exemplo do que acontece em várias cidades paranaenses nesta segunda-feira, 22, Maringá terá ato público alusivo ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, uma ação do governo do Estado coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O evento começa às 11h30, na Frente do Teatro Reviver Magó, ao lado do Cemitério Municipal.
Em Maringá o ato público é realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. No encontro, representantes do Conselho da Mulher, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças religiosas se reunirão em memória das vítimas de feminicídio em todo o Paraná, com a exibição de cartazes, balões e faixas, pedindo a conscientização da população na luta. A caminhada será realizada ao meio-dia simultaneamente em cerca de 70 cidades do Paraná. . O grupo Baque Mulher Maringá se apresenta no local. Ao final, as participantes darão um abraço coletivo em torno do teatro.
A escolha do Teatro Reviver Magó como local para o ato em Maringá tem uma carga de simbolismo muito grande, já que o teatro leva o nome de Maria Glória Poltronieri Borges, a Magó, que foi vítima de feminicídio em janeiro de 2020.
O dia 22 de julho foi instituído pelo Governo Estadual como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em referência à data da morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, em 2018. Tatiane foi morta pelo marido em 2018, ao ser jogada da sacada do apartamento no qual o casal morava. Luiz Felipe Manvailer foi condenado a mais de 30 anos de prisão pelo crime.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou a importância do ato e espera que a ação este ano conte com mais pessoas engajadas na causa. “Ano passado o evento foi um sucesso, com a participação expressiva do Governo do Estado e da população, além dos mais de 70 municípios que aderiram à ação”, afirmou.
A 2ª Caminhada do Meio Dia já conta com o apoio de outras secretarias do Governo do Estado do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de clubes de serviço, como o Lions e o Rotary, da instituições religiosas, e de entidades da sociedade civil, com o o Conselho Estadual da Mulher.
Veja também