Dia Mundial da Fotografia mostra que um sorriso vale mais que mil palavras

A data destaca a importância do registro e trabalho de muitos profissionais

Dia Mundial da Fotografia mostra que uma foto vale mais que mil palavras

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A palavra fotografia significa “desenhar a luz” em grego e ganhou diferentes interpretações ao passar dos anos. Seja a partir de câmera analógica, de uma lente teleobjetiva ou dos sensores de um celular, a fotografia tem um protagonista tão importante quanto o dispositivo: o fotógrafo. Hoje, 19, é celebrado o Dia Mundial da Fotografia, algo singelo que está em nosso mundo há gerações.

A fotógrafa Giovanna Moraes conta que para ela a paixão pela fotografia surgiu de um modo diferente, quando estava no segundo ano do ensino médio. “Eu estava ainda em duvida na minha escolha ,até que veio uma galera na escola e entregaram um papel com anotação e você marcava um ‘X’ onde se identificava , no final tinha uma tabela que você somava quantos “x” deram e do lado ia estar a profissão que combinava com a pessoa e foi dai em diante que começou tudo e comecei a fazer o curso de fotografia”, conta.

A fotografia é mais do que um registro, é um bem precioso quando está relacionado a um fato histórico. Nos ajuda a entender o mundo em diversas óticas. Uma vez que possa ser utilizada como recurso de registro ou até mesmo como arte, sendo de suma importância para o jornalismo e para a publicidade.

“Então em 2018 eu comecei a fazer um curso de fotografia no Senac durante um ano e fui aprovada. Peguei meu certificado e continuei estudando mais sobre o ramo e foi quando no ano seguinte, tive a coragem de começar a fazer uns ensaios sem cobrar chamando algumas amigas para eu treinar e adquirir mais confiança. Desde então, comecei a ser chamada em igrejas onde foi um experiência muito boa com bastante gente ,ficava com mais vergonha ,mas depois eu olhava e já estava la na frente fotografando”, afirma.

Nesta área uma das histórias que a fotografa Giovanna guarda no coração é a experiência de fotografar um noivado. “Foi uma experiência incrível ,onde tive várias reações de felicidade e medo por ser uma grande responsabilidade e dar errado durante o click, mas quando enviei as fotos ao casal e recebi o elogio, foi quando eu percebi que tenho mesmo um dom para o meu trabalho e que eu sou capaz”, relata.

PAIXÃO. A fotógrafa Giovana Moraes conta que o segredo é dar o melhor e acreditar sempre em você mesma. FOTO-ARQUIVO PESSOAL

Fotografar é muito mais que um simples registro, é a comunicação, passar algo para frente, Giovanna conta que o que ela mais ama é registrar pessoas em lugares urbanos e na natureza, ela ressalta que com certeza uma foto vale mais que mil palavras. “Para mim, um sorriso vale muito, só de mostrar na câmera para o cliente antes de editar e ver aquele olhar brilhando, já vale tudo pra mim. Um dia eu recebi de um cliente assim que enviei as fotos falando “você aumentou minha autoestima Gi” ler isso não tem coisa melhor!!!

Para um bom trabalho, a  câmera Canon T6 é a melhor escolha para Giovanna. Em todos os casos, fotografia é luz. “Depende muito do lugar, um horário bom é na parte da manhã que fica uma claridade mais agradável, porque tem horários depois que fica ruim como às 14h por conta  do sol, ai preciso cuidar para o fundo não ficar estourado , ver o melhor ângulo, tomar cuidado para não pegar sombra e etc”, diz. Ou seja, luz não é tudo, mas é quase tudo.

A fotógrafa Giovanna Moraes deixa algumas dicas para quem deseja entrar na profissão. “Acredite sempre em você, pois essa área não são muitos que apoiam, mas lembre que como qualquer profissão, do pouco se constrói para chegar ao nível maior. O segredo é dar o seu melhor e acreditar sempre em você”, conta.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile