Poliglota, cantor, poeta, compositor, carioca da Lapa… Sansão Blues Rocker é um dos talentos autorais de Maringá. Aliás, reside no Paraná desde 1991, onde se formou em Letras. É testemunha do rock and roll produzido no Brasil, em suas viagens e parcerias. E filho do compositor Rubens Marques de Freitas.
Começou a gravar som autoral em 2000 com o talentosíssimo músico e produtor maringaense Jimmy Oliveira; em 2007, gravou com a banda “Rosa dos Ventos” um single único no “Estúdio Quality” e, em seguida, um single completo, com 10 tracks, sob a produção de Cláudio Lucas (in memoriam), ficando por meses em sucesso nas rádios maringaenses “Cidade FM” e “UEM FM”, com suas faixas executadas diariamente.
Em entrevista nos estúdios do jornal O Maringá, Sansão conta que compõe em inglês, português e francês. Aliás, uma de suas músicas na língua francesa, com participação especial da cantora maringaense Viviane Foss e produção de Pedro Vilk, estará no álbum acústico do carioca. Por enquanto, em fase de produção.
O material conta com amigos de muito talento. Em especial, os de sua adolescência no Rio, Renildo Brito (ex-“Farsantes?”), seu frater e padrinho musical, Luciano Bahia, além do saudoso Cal Galvão, baixista original da banda “Uns & Outros” (infelizmente, falecido durante a pandemia de Covid-19); dos EUA, José Pasquini; e entre os da região de Maringá estão André Contardi, Juliano Bittencourt, Luciano Blues, Patrícia Shaki, Vini Roque e a citada Viviane.
Uma das marcas do trabalho de Sansão é a presença de grandes parceiros musicais. “Justamente para delegar quem é melhor em cada coisa, eu achei melhor não ter uma banda para as gravações. Isso acabou coincidindo com os shows. O estilo blues permite que a gente faça essa improvisação”, diz o carioca. “É fácil de acompanhar quem conhece a linguagem do blues”.
Na apresentação do dia 18 de maio de 2024, no 1º Festival de Bandas Autorais de Maringá promovido pela Associação Cultural Rock do Paraná (ACRP), o bluesman cantou e tocou seu contrabaixo “Tupinambá”, contando com Vini Roque na guitarra e André Contardi na bateria. “A experiência foi muito boa. Até porque a gente estava tenso desde a concepção do Festival. Eu fiz parte da Associação, da diretoria. Saí recentemente”, diz Sansão, explicando que a preocupação era em relação aos recursos e aproveitou para enaltecer que a ACRP segue em boas mãos.
Na parte musical, observa que o público vibrou e correu tudo bem na dinâmica do evento.
Em 6 de setembro, a convite do baixista Francisco Junior, cantou na noite de abertura do “Motofest de Paranavaí”, o maior de nossa região, com a banda “Deep n’Strong” para mais de 3 mil motociclistas, aproveitando o microfone para convidar o público para sua próxima apresentação com a mesma banda na “Oktober Cobra”, a se realizar dia 19 de outubro de 2024 na Sede Maringá do “Cobra Motoclube”, onde também comemorará seu aniversário e terá uma grande surpresa a apresentar.
E, em Lençóis Paulista (SP), Sansão tocou em 21 de setembro com Clemente Tadeu Nascimento, lenda do punk/rock brasileiro, das bandas Inocentes e Plebe Rude.
Produção
Sansão explica que costuma compor em várias frentes da música, mas resolveu delimitar seu trabalho ao rock e ao blues para pôr a sua voz. “Por exemplo, tem um cantor lá do Piauí que vive em Mandaguaçu, que é o Roberto Reis, cantor sertanejo. Digno de uma voz maravilhosa, meu amigo pessoal. Já foi produzido pela mesma produtora minha, a Abridor de Arte Produções, da Edna Zafalon. É um cara que não tem nada a ver com o rock, ele é do sertanejo. A pegada dele é vaquejada. Já compus música pra ele”.
Até o momento, Sansão contabiliza cerca de 50 composições de sua lavra. Dessas, tem 35, 40 autorais com registro fonográfico, entre salsa, merengue, instrumental, em outras vozes etc.
Esse poliglota já viajou pelo Brasil em diversas bandas; entre as mais importantes, a “Rolling Stones Cover”, em 1995/1996, fazendo tour pelas cidades do sul de MG, apresentando-se na mesma “Exposição de Areado” que cantou a dupla “Gilberto & Gilmar”, e a “Legião Urbana Cover”, em 1997, dividindo palco com a banda “Ira!” em show na APEC de Presidente Prudente/SP.
Antes do lockdown, a convite do guitarrista Will Zambrotta, o carioca cantou ao lado de uma seleta de cantores locais, como André Drago, Junior Maza, Kayo Marin, Kleber Scott, Sibele Tel, entre outros, no evento em praça pública “2°. Encontro de Bateristas de Maringá”, promovido pelo baterista Marcelo Arado; rendeu-lhe mais um convite do mesmo guitarrista para cantar com a banda “Donna Black” no Dia Municipal do Rock 2019 em Maringá.
Após o lockdown, a convite do baterista Anderson Cruz, tocou o baixo na banda “Km 164”, podendo também se realizar cantando algumas clássicas do rock nacional no “Tork n’Roll” de Curitiba (PR), casa noturna capaz de abrigar 5.000 pessoas na capital, sendo considerado o maior bar motociclístico da América Latina! E em 2024, a convite do cantor, músico, compositor e produtor, André Drago, cantou ao lado dos irmãos Mariutti (da banda “Shaman”) e de Edu Curti, vocal principal, em um show promovido no MPB Bar de Maringá/PR em comemoração dos 10 anos de Estúdio Drago.
Serviço
Para conhecer mais o trabalho de Sansão Blues Rocker, basta procurar seus vídeos no YouTube. Nas redes sociais, seu perfil é @sansaoebanda (Instagram); e @sansaobluesrocker (Facebook). Contatos: Nanda Rev Promoter (SP) / Edna Zafalon – Abridor de Arte Produções (PR).