Docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) confirmaram que vão entrar em greve a partir de segunda-feira, 15. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 11, após assembleia realizada entre os servidores. Na segunda, as 10h no auditório da Associação dos Docentes da UEM (Aduem), será realizada reunião para formação dos comitês de organização da greve, que deverão decidir sobre o funcionamento de atividades essenciais e organizar outras ações durante o período.
A expectativa das direções é que a greve possa pressionar o governo para abrir uma mesa de negociação pela reposição salarial, e também para apresentar prazos concretos em relação à proposta de carreira docente. “Além disso, o movimento de greve terá a tarefa de ampliar a discussão com a comunidade e com toda a sociedade sobre a precariedade que os governos têm imposto às universidade públicas e construir uma luta com toda a população pelo direito de termos um ensino público, gratuito e de qualidade”, diz a nota do sindicato.
Outros sindicatos relacionados aos servidores da UEM ainda não confirmaram se vão aderir ao movimento. O governo e a UEM não se manifestaram sobre o anúncio de greve.
Fonte: O Dia na Cidade