O documentário “Uma história em muitas mãos”, de Miguel Fernando (roteiro) e Thayse Fernandes e Daniele Miki (direção), está disponível no YouTube, no canal do Maringá Histórica. Esse filme teve estreia presencial no CineSesc em 3 de maio.
A obra aborda eventos históricos relacionados à comunidade surda maringaense e suas principais instituições de apoio, como o Colégio Bilingue para Surdo (Anpacin) e a Associação dos Surdos de Maringá (Asumar).
Produzido no estilo docudrama, o filme traz encenações que mostram o cotidiano dos surdos, além de entrevistas com quase 20 pessoas. Foram, precisamente, 10 entrevistados surdos e sete ouvintes.
A pesquisa de conteúdo e a seleção dos entrevistados foram conduzidas pelas professoras doutoras surdas Daniele Miki Fujikawa e Marília Ignatius. O objetivo é retratar como os surdos vem se organizando ao longo dos anos na cidade, abordando as dificuldades de comunicação em atividades básicas, como consultas médicas, graduação, inserção no mercado de trabalho, participação em reuniões de pais, entre outras.
Mas o filme não deixa de abordar fatos positivos, como as conquistas com a implementação da educação bilingue, a obrigatoriedade de intérpretes nas instituições de ensino e o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (a Libras) como segunda língua oficial do Brasil. A criação e evolução da Libras e a transição do modelo oralista para o bilingue na educação da população surda estão entre os temas abordados.
O material foi produzido pela Cosmos Filmes em parceria com o Arena das Artes.
Serviço
Link do filme: https://youtu.be/PwtZW6SOyyA
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Cocamar, Dicomp, Lowçucar, Planti Center, Romagnole e Totalmix.
Apoio: Arena das Artes, Prefeitura de Maringá, Maringá Histórica, Medivo e Sicredi.
Incentivo à Cultura: Instituto Cultural Ingá.
Realização: Cosmos Filmes e Ministério da Cultura.
Com informações de assessoria