Um dos grupos de samba mais ativos do Paraná, o Receita de Samba, e a praça mais ativa de Maringá, a Zumbi dos Palmares, nos conjuntos Santa Felicidade/João de Barro, se encontram novamente neste domingo, 18, para mais uma edição do Circuito do Samba, projeto da Secretaria de Cultura que leva música de qualidade e de graça ao público. A programação começa às 15 horas e não tem hora para acabar.
Desta vez o Receita do Samba, grupo criado há 35 anos, contará com alguns convidados, como Caio Lopes , Ricardo Agostini , Luann Caceres e Felipe Ferraz e participação especial da cantora Mari Tenório, mas todo o público presente está desde já convidado para cantar junto os grandes sucessos do samba. Se quiser, pode dançar também.
Criado em 1989 por iniciativa do engenheiro Hellington Lopes, que reunia amigos para cantar samba em sua casa, o grupo logo ganhou sua forma definitiva, com violão, cavaquinho, bandolim e percurssão, além dos vocais. Com centenas de shows na história, CDs e DVD, o Receita tem um repertório claramente voltado para a raiz do samba, com composições de gênios como Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho e nomes mais atuais, como João Nogueira, Sombrinha, Arlindo Cruz, Baden Powell e Chico Buarque.
O projeto Circuito do Samba começou em abril na Praça Zumbi dos Palmares e prossegue até o final do ano. “São cinco apresentações do Circuito do Samba no ano, terminando em dezembro, como uma homenagem pelo Dia do Samba, que é comemorado no dia 2 de dezembro”, diz o secretário de Cultura Victor Simião. “A ideia é proporcionar um momento de alegria e conhecimento sobre essa arte, que é a essência do nosso país”.