No Dia da Mulher, que tal conhecer as donas da ciência, mulheres centistas de Maringá?

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Nesta terça-feira, 8, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, vale a pena investir (não confundir com “gastar”) tempo com uma boa navegação no portal C² Conexão Ciência, a plataforma de divulgação científica ligada à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Quinze mulheres que atuam na UEM foram escolhidas para falar das carreiras e da atuação de cada uma no período de pandemia. O material permanece em evidência durante todo o mês de março.

“Essa é uma forma que encontramos de falar da mulher cientista e da mulher que, como bilhões de outras pelo mundo, precisa bater muito na mesa para vencer o preconceito e a discriminação de gênero”, explicou a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, que é a coordenadora-geral do C², Débora de Mello Gonçales Sant’ Ana.

Nas quatro primeiras semanas do mês, um grupo de mulheres contará sua história. A equipe do C² decidiu não divulgar os nomes com antecedência para criar expectativa nos leitores. Os textos compõem a série Ciência – Substantivo Feminino e foram escritos por jornalistas que fazem parte o rol de bolsistas da PEC.

A professora, pesquisadora e cientista da UEM, Érika Seki Kioshima Cotica é uma das cientistas que falam sobre sua carreira Foto: UEM

Além disso, um grupo de estagiárias da Pró-Reitoria, alunas do curso de Comunicação e Multimeios, produziram podcasts. A série de material sonoro que traz a voz das mulheres cientistas e servidoras da UEM ganhou o nome de Donas da Ciência.

 

Conheça já estas mulheres que fazem ciência em Maringá, ouça os podcasts, curta o C² AQUI

 

“A ideia é que esses primeiros podcasts sejam o embrião de uma série enorme, quase infinita, de mulheres que fazem ciência não só na UEM como em todas as universidades públicas do Paraná. Porque esse é o objetivo do C², ser uma plataforma de divulgação científica que dê visibilidade às pesquisas e às tecnologias desenvolvidas no nosso estado, por meio da atuação das nossas universidades e com recursos aplicados pelo governo estadual e federal”, esclarece a coordenadora-executiva do projeto, a jornalista e assessora de Divulgação Científica da PEC, Ana Paula Machado Velho.

 

O que é o C²?

O Conexão Ciência é, na verdade, a concretização de um sonho de promover a divulgação científica na Universidade. Tornou-se realidade a partir de uma parceria da PEC com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A plataforma retornou ao ar em janeiro, com novo layout, depois de sete meses de reportagens veiculadas, em 2021.

A divulgação científica é um conjunto de ações que se propõe a divulgar os conhecimentos produzidos pela ciência, utilizando as mais diferentes estratégias, de uma maneira acessível ao público leigo. A proposta do C² é produzir material midiático multimídia e organizar discussões e debates sobre os mais diferentes assuntos, que mobilizam a sociedade.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile