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Com pavimento em concreto, duplicação do Contorno Sul terá 17 viadutos, ponte, passarelas e pistas marginais

Por Luiz de Carvalho
10 de setembro de 2025
Duplicação do Contorno Sul é a maior obra das últimas décadas em Maringá Foto: Roberto Dziura Jr.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) autorizou nesta quarta-feira, 10, em Maringá, a celebração de um convênio com a prefeitura para duplicação do Contorno Sul, que apesar de ser uma avenida da cidade, é um dos principais corredores logísticos do noroeste do Estado. Com 17 viadutos, ponte, passarelas e pistas marginais, a obra deverá custar R$ 450 milhões, a de maior valor dos oito anos do governo Ratinho Júnior.

Com esta autorização, a prefeitura pode dar início às audiências públicas para que moradores das adjacências e usuários da via possam opinar. Também deverão ser requeridas as licenças ambientais e então finalizar o projeto, que será pago pela comunidade maringaense, por meio da Associação Comercial. Uma equipe de cerca de 10 engenheiros, arquitetos e outros profissionais está envolvida na elaboração do projeto.

A previsão é de que até o final deste ano seja possível publicar os editais de licitação para contratação de empreiteira para a realização da obra.

O governador lembrou da importância da participação popular para que a duplicação pudesse sair do papel. “Isso mostra que a sociedade civil organizada, junto com o poder público, trabalha de forma conjunta. Esse é o grande segredo de Maringá há muitos anos e temos buscado levar esse modelo para outras regiões do Estado”, disse.

Segundo ele, “quando assumi o governo, autorizamos que empresas pudessem doar projetos ao Estado. Criamos um banco de projetos e, por isso, o Paraná vive hoje um volume de obras muito maior que qualquer outro Estado.”

 

 

Duplicação do Contorno Sul é a maior obra de Maringá

O governador destacou que a duplicação do Contorno Norte é possivelmente a maior obra pública realizada em Maringá nos últimos 30 anos, mas que o governo entende como uma obra necessária.

Convênio de R$ 450 milhões para a duplicação do Contorno Sul é um momento histórico para Maringá
Autoridades consideram que a assinatura do convênio é um momento histórico para Maringá Foto: Roberto Dziura Jr / AEN

 

“Será a solução para o maior problema de Maringá e da região, que é a entrada da cidade por Sarandi. Sabemos que ali ocorre um colapso no trânsito de manhã e à tarde, então essa obra vem para resolver esse gargalo”, afirmou Ratinho Junior.

“Além disso, trará uma solução moderna, com todo o contorno em concreto, duplicado, com viadutos que vão melhorar o ir e vir de um lado para o outro, além de trazer muito mais segurança e tranquilidade aos moradores. É uma obra que vai transformar Maringá e toda a região. Agora cabe à prefeitura realizar as audiências públicas e, após a aprovação, lançar o edital de licitação”, acrescentou.

 

 

Whitetopping mais resistente e duradouro

A duplicação do Contorno Sul utilizará a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é utilizado como base para a execução do concreto. Esse método, o qual o Paraná é pioneiro na implementação, com mais de 500 quilômetros em rodovias estaduais, proporciona uma vida útil maior ao pavimento, de pelo menos 20 anos, o dobro em relação ao asfalto.

O pavimento em concreto garante custos de manutenção menores; resistência maior  veículos pesados; mais segurança em frenagens, evitando derrapagens; e lida melhor com a drenagem de água da chuva.

Já as vias marginais, os acessos laterais e as alças de acesso serão realizados com pavimento flexível. O projeto contempla novos acessos à Avenida Pioneiro Maurício Mariani, à Avenida Carlos Correa Borges, à Avenida Joaquim Duarte Moleirinho, à Avenida Guedner, à Avenida Carmen Miranda e à Rua Mário José Ferraz, melhorando a mobilidade local.

 

 

Maior obra de Maringá

O prefeito Silvio Barros (PP) destacou frisou que, apesar de ser uma avenida da cidade, o Contorno Sul é a via mais mortal de Maringá. De 2023 até agora foram centenas de acidentes, 17 deles com mortes de pessoas. Só neste ano, nove pessoas já morreram em acidentes no Contorno Norte.

Segundo Barros, a duplicação dará fim a um trânsito perigoso no Contorno Sul. “Estamos falando de 11,8 quilômetros ligando a PR-317 à BR-376. Essa obra resolve grandes problemas da região, como o tráfego pesado de caminhões trazendo a safra de Campo Mourão para Paranaguá e que não tem outra alternativa senão passar por aqui. Nos últimos anos tivemos pessoas que perderam a vida passando por ali, então essa obra vai mexer com a vida de muita gente”, ressaltou.

A duplicação do Contorno Sul é uma das obras mais valorizadas do governo Ratinho Júnior
O governador Ratinho Júnior considera que a duplicação do Contorno Sul de Maringá é uma das principais obras em área urbana em seu governo Foto: Roberto Dziura Jr

 

“Nós temos uma via municipal com um trânsito extremamente pesado, o que causa desgastes no asfalto, além de registros de acidentes e grandes congestionamentos. A obra que o Governo do Estado está nos proporcionando transforma a vida de quem passa por ali. As famílias que usam o Contorno nunca vão esquecer o que o governador está fazendo por Maringá”, acrescentou o prefeito.

 

 

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Tags: convênio de R$ 450 milhõesDestaqueDujplicação do Contorno Sul

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