EDITORIAL Pode chamar de resistência, insistência, resiliência ou simplesmente teimosia

Editorial

Primeira edição do impresso O Maringá, publicada no dia 27 de dezembro de 2020 Reprodução

Estamos nos valendo de um jornal impresso para dizer que sim, concordamos com aqueles que dizem que a imprensa de papel tem os dias contados. Tudo neste mundo tem os dias contados, inclusive o mundo, e o jornal, a revista, o cartaz também. Mas, é bom esperar sentado, porque desde que começaram a prever o fim do jornal impresso já morreram milhões e milhões de empresas de outros ramos, empresas de tecnologia, empresas modernas e moderníssimas e também sites que surgiram arrotando que eram o futuro e estavam ali para substituir o jornal impresso.

O Orkut era o futuro. Mas, durou tão poucos dias, muitos hoje nem se lembram que ele existiu e outros nunca souberam de sua existência. A morte do Orkut foi noticiada nos jornais impressos e revistas. As notas de pesares e os avisos de Missa de 7º. Dia também.

Estamos aqui, nos valendo de um impresso nascido quando se dizia que a imprensa escrita vivia seus últimos dias, para dizer que concordamos que a imprensa escrita vive seus últimos dias. Os últimos 1 milhão de dias.

Mas, tem um pessoalzinho por aí que é teimoso demais ou não foi informado que o impresso está com dias contados e insistem em continuar imprimindo notícias. Esse Estadão teimoso, ainda faz pilhéria reduzindo para o tal formato berliner e assim corre o risco de virar um Estadinho; essa Folha, esse Globo… Povo teimoso e desinformado, que talvez não tenha lido que o impresso está acabando. E por aqui, quantos jornais fecharam? A Folha de Londrina, o Jornal do Povo, Tribuna de Cianorte, Tribuna do Interior, o Umuarama Ilustrado?

Bem, não duvidamos das profecias, investimos no digital, em todas as alternativas que surgirem para levar a informação. Afinal, nossa matéria-prima não é o impresso e nem a internet: é a notícia.

E vamos para o segundo ano. Temos leitores, temos equipe e temos parceiros. No primeiro ano passamos por uma pandemia, mas as profecias sobre o fim do impresso não foram publicadas nas páginas impressas do O Maringá.

E se o impresso for mesmo acabar, fiquem tranqüilos, estaremos aqui e vamos noticiar isto também. Se você for assinante, vai receber a notícia em casa. Impressa.

 

Veja também

Sair da versão mobile