Em ano de pandemia, cai o número de nascimentos

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Até agora não surgiram explicações  convincentes sobre a queda no número de nascimentos de bebês em 2020 na comparação com os últimos anos. No Estado do Paraná houve uma queda de 10% e Maringá teve 1.641  nascimentos a menos do que no ano anterior.

Isto é o que aparece no Portal da Transparência do Registro Civil,  que apresenta em tempo real todos os registros de nascimento feitos nos cartórios do Paraná. Até o dia 27 de  dezembro foram registradas em Maringá 5.681 bebês, ao passo que em 2019 foram 7.322, uma diferença de  1.641 registros.

No Paraná até o dia 27 tinham sido feitos 141.662 registros, longe dos 156.002 do ano passado.

Os dois cartórios de Maringá onde se pode fazer registro de nascimento informaram que não têm uma  explicação plausível, mas supõem que a queda pode ter sido somente no número de registros e não no de  nascimentos. Ocorre que durante a pandemia de covid-19 os cartórios deixaram temporariamente de fazer os registros dentro das maternidades, geralmente no mesmo dia do nascimento. Como na pandemia os pais precisam ir a um cartório para registrar o bebê, é possível que muitos não o tenham feito ainda.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile