No último mês de 2024, dois lançamentos musicais chegaram aos olhos e ouvidos do público maringaense. Principalmente para quem curte rock, rap e baladas. E também bandas novas e nomes históricos da cena cultural local.
Com direção de Nicolas Design Gráfico e Coutin, o novo clipe dos maringaenses do Lado Beco está disponível desde 27 de dezembro no YouTube: @ladobecooficial
Isso mesmo. A banda que mistura rap e rock and roll aproveitou o finalzinho de 2024 para lançar trabalho inédito: “Vim Lá do Beco”, cuja letra é uma espécie de carta de apresentação do quarteto formado atualmente por Coutin (voz), João Vamp (baixo), Zombi Takeuchi (guitarra) e Renato Nascimento (bateria).
A começar pelo título, que apresenta a banda como sendo do beco, ou seja, das quebradas, da periferia. A canção remete, claro, ao nome do conjunto, que é um trocadilho com sua origem à margem e também com o antigo “lado B” dos discos de vinil. Traduzindo: o que fica de maneira escondida, mas tem igual valor. Quantas pérolas não são descobertas no lado B (eco) da vida?
É o caso desse quarteto maringaense, formado há quase dois anos e que vem despontando no cenário musical, com agenda de shows, referências a Charlie Brown Jr. (que é reconhecido no novo clipe) e som autoral.
“Vim Lá do Beco” tem um trecho cantado pelo carismático Coutin que diz o seguinte: “rock é a minha cara/rap é o meu compromisso”. Isto resume bem o Lado Beco, com sua guitarra distorcida (by elétrico Zombie), o baixo urbano de Vamp (em destaque na introdução da nova canção) e a bateria ritmada de Renato. Ah, e obviamente o jeito rapper de cantar do mano Coutin.
E não se pode deixar de observar a pegada de protesto do material inédito, tecendo sua crítica ao comportamento social.
Agora, é ouvir em alto e bom som. De preferência, com fones de ouvido.
O clipe de “Vim Lá do Beco” foi captado e editado pelo artista Nicolas (Nicolas Design Gráfico).
Música com mix de Renato Nascimento e master de Ulysses Christianini. Escute em todas as plataformas a partir de 03/01/2025.
Almir Zago e o romantismo
Em clima bucólico, o guitarrista e compositor maringaense Almir Zago, nome histórico da cena roqueira da Cidade Canção, apresenta o clipe de “Namorada”. O material estreou em seu novo canal no YouTube, dia 20 de dezembro: @almirzago66
Trata-se de material com pegada mais “leve”, digamos assim. Ao som de violão e slide, Zago produziu uma bela balada sobre sofrimento amoroso.
Confira um trecho da letra: “Eu sofro com você/Eu sofro por você/Eu sofro estando junto com você”.
O clipe é recheado de imagens externas em ambiente rural, aos pés de uma plantação, uma edificação ao fundo e veículos. Além de cenas de floresta e no estúdio, onde o músico canta os amores e desamores.
Em sua verve de violonista, ele também aparece tocando na estrada, outro tema presente na nova canção; e ao lado de sua companheira.
Em entrevista publicada na série especial do jornal O Maringá em 2024, Zago havia avisado que viria uma nova fase em sua carreira, revisando antigas músicas e compondo novas. Ele é conhecido pelo estilo hard rock, ou seja, mais pesado, tendo participado de diversas bandas desde os anos de 1980.
Mas no vídeo de “Namorada”, o público pode ver um lado mais romântico e tranquilo desse músico, ao som de um violão. Simplicidade, melancolia e som para embalar.
Para saber mais de Almir Zago, confira: tel. (44) 9 9953-1419; Instragram (@almirzago66); e e-mail (almirzago1966@gmail.com).