O ano de 2021 começou com decisões e riscos para o então pequeno empresário Sebastião Luiz Pires: firmar parceria com grande empresário, fazer investimentos pesados e mudar sua pequena indústria de embalagens, a Barritian, da Avenida Maringá, em Sarandi, para uma indústria de maior porte no Parque Industrial de Maringá. O desafio era fazer essa mudança de rumo em um período de instabilidade econômica e com o mundo mergulhado na maior crise sanitária das últimas décadas, a pandemia da covid-19. Fez suas apostas, confiou no seu profissionalismo, entregou nas mãos de Deus e agora termina o ano comemorando os acertos.
Com a mudança, a empresa em que Sebastião e a mulher, Ana Paula, fabricavam barricas de papelão quase que manualmente, passou a ocupar um salão de 1,3 mil metros quadrados na BR-317, anexo à Premiun Tintas, no coração do Parque Industrial de Maringá, com modernas máquinas para confecção de barricas de papelão, três injetoras de polipropileno para a produção de tampas, uma equipe de mais de 12 profissionais treinados para suas funções e até um caminhão para entregas.
Investimento pesado foi feito para esta mudança e os resultados aparecem na alta produção da empresa, que passou a atender clientes em boa parte do Paraná e só a Coli Tintas encomenda barricas em uma quantidade por mês que nunca antes a Barritian tinha produzido.
As barricas atualmente são fabricadas em quatro diâmetros, mas os equipamentos da Barritian têm condições de produzir tamanhos de acordo com a necessidade do cliente. Geralmente são usadas para embalar tintas e massa corrida, mas também podem servir para rações ou quaisquer outros produtos.
Podem também servir para a produção de artesanato.
“A qualidade de nossas barricas atrai uma clientela exigente e temos como diferencial o colorido”, diz Sebastião Pires. “Podemos personalizar as embalagens de acordo com o interesse do cliente, com cobertura em cores em 360 graus, onde o nome, a logomarca e as cores da empresa ficam em destaque”.
Ao lado de Ana Paula, do sócio Alisson Pereira da Silva e do investidor que confiou na qualidade Barritian, a empresa começa 2022 com planos e metas. Com 25 anos de experiência e passagem por várias empresas do ramo, Sebastião Pires diz que a Barritian Embalagens já estabeleceu seu espaço no mercado e parte para caminhos ainda mais ousados ao lançar novos diâmetros e cores, atendendo a um leque ainda mais amplo de setores que precisam de embalagens personalizadas.