Em outubro, Maringá será ‘Cidade da Literatura’ com Flim 2023 e Semana Literária do Sesc PR

Crédito: Ilustrativa/Freepik

Parece que os astros do universo cultural se alinharam em Maringá, tornando-a “Cidade da Literatura” em 2023. Quis o destino que os dois maiores eventos do segmento no Estado se encontrassem no mesmo mês e dias, proporcionando horas de atrações ao público maringaense.

Em outubro deste ano, a Cidade Canção será palco da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2023 e também da 42ª Semana Literária Sesc PR. Ambas programadas para ocorrerem nos mesmos dias: de 4 a 8 de outubro. Curiosamente, a primeira costumava ser realizada em novembro e a segunda em setembro; mas, em 2023, as duas serão na mesma época.

A Flim vem sendo anunciada pela gestão do prefeito Ulisses Maia como a maior de todos os tempos. Os nomes divulgados mais recentes são do ator e escritor Gregório Duvivier; a poeta Marília Garcia; o romancista Ferréz; e os paranaenses Hada Maller e Oscar Nakasato, ambos ligados a Maringá.

Além da jornalista Patrícia Campos Mello; o escritor e jornalista Tom Farias; o escritor português Afonso Cruz; o escritor carioca Geovani Martins; a escritora paranaense Luci Collin. Sem contar também a apresentação musical da multiartista Letrux; e a exibição da versão original do filme “Alice no País das Maravilhas”, de 1915, acompanhada pela Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Programada para o estacionamento do Estádio Regional Willie Davids, a Flim promoverá ações e palestras gratuitas, reunindo literatura, exposições, apresentações artísticas e diversas outras atividades culturais para a comunidade.

Em 2023, o tema escolhido para a Flim é “10 edições, uma jornada”. A organização e investimento são da Prefeitura de Maringá, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc). O objetivo do evento é discutir o Brasil, a sociedade e também o fazer literário. Neste ano, a estimativa é que o evento reúna público de 50 mil pessoas.

Chamamentos
Quatro chamamentos da Flim estão abertos para participação de pessoa física ou jurídica na feira. Os editais são destinados para uso de estandes, exposição de autores independentes, artistas visuais com trabalhos editoriais e autores com lançamentos literários. Todos os chamamentos seguem abertos até 22 de setembro (link: https://encurtador.com.br/mJW15).

Crédito: Ilustrativa/PMM

Sesc
Em 27 cidades do Estado, o Sesc PR realizará de 4 a 8 de outubro a Semana Literária Sesc PR & Feira do Livro, que chega em 2023 a sua 42ª edição. Para debater o tema “Ler para mudar histórias”, inúmeros são os convidados para palestras, bate-papos, oficinas e que farão parte da intensa programação cultural.

Os primeiros nomes divulgados pelo Sesc PR são das escritoras Aline Bei, Márcia Kambeba, Verônica Stigger, Julia Raiz, e dos escritores João Anzanello Carrascoza, Tobias Carvalho e Bruno Ribeiro. A Semana Literária Sesc PR & Feira do Livro terá uma programação repleta de inspiração, conhecimento e descobertas literárias.

Para o Sesc Maringá, está confirmada a presença do escritor, tradutor e roteirista Bruno Ribeiro. Ele é autor de “Arranhando Paredes” (2014), traduzido para o espanhol pela editora argentina Outsider, “Febre de Enxofre” (2016), “Glitter” (2018), finalista da 1° edição do Prêmio Kindle e Menção Honrosa do 1° Prêmio Mix Literário, “Bartolomeu” (2019) e “Como Usar um Pesadelo” (2020).

Mestre em Escrita Criativa pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (untref), Ribeiro venceu em 2020 o Prêmio Machado DarkSide com o romance “Porco de Raça” e também o Prêmio Todavia de Não Ficção.

Crédito: Divulgação

Uma distopia humana visceral e repleta de horror, “Porco de Raça” coloca o dedo na ferida e entrega uma narrativa transgressora que distorce e expande gêneros, unindo entretenimento a uma dura crítica social. “No enredo, acompanhamos um professor negro, falido, preso a uma cadeia de acontecimentos inescapáveis que acabam por levar a uma jornada rumo a própria degradação física e psicológica. Um personagem kafkiano, com suas motivações, conflitos e traumas, vivendo em um país em transe. Ao ser capturado e confinado, ele se vê obrigado a fazer parte de um ringue de lutadores formado por párias sociais, lutando com uma máscara de porco para deleite de espectadores da alta sociedade. Como define o autor, o romance é ‘um Esaú e Jacó da deep web’, em referência ao clássico de Machado de Assis em que irmãos com ideologias diferentes e visões de mundo contrárias encontram-se em eterno conflito”, diz a editora.

Além da Cidade Canção, Ribeiro estará nas unidades do Sesc Paranavaí, Sesc Nova Londrina, Sesc Umuarama, Sesc Campo Mourão e Sesc Ivaiporã.

Em breve, a programação completa com dias e horários será divulgada pela organização da Semana Literária, que costuma ter contação de histórias, palestras, exposições e feira do livro.

Sair da versão mobile